Ao Senhor Presidente

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: ,

            Senhor Presidente,


      Há muito tempo sentia uma vontade que apertava meu coração em lhe escrever esta carta. De certo, não sei se a mesma será lida por Vossa Excelência, mas deixo claro e em poucas palavras tudo o que sinto em relação às atividades decorrentes do meu país, das vezes em que sinto vergonha de ser brasileiro e do meu sentimento pré-eleitor. Devo imaginar que não é fácil governar um país tão grande e cheio de culturas diferentes. Sei que se Vossa Excelência agradar a uns desagradará a muitos outros. Mas o que importa, para mim, é a vontade do povo. Afinal, o Senhor não fora eleito para governar para todos ou para uma minoria?
      Senhor presidente, como você dorme a noite? Como você anda com a cabeça erguida? Querido Senhor Presidente, você nunca daria uma volta comigo... daria? São estas algumas das minhas milhares de perguntas frente ao dia que eu lhe encontrar. Sou jovem e desejo um futuro melhor ao meu país. Queria poder acreditar e confiar em todos aqueles que esta nação elege mas...não! Cada vez que passa, cada eleição que se sucede eu vejo o cinismo daqueles que só enganam o povo e aparecem a cada quatro anos pregando falácias e iludindo as pessoas carentes com falsas promessas. Eu quero um país diferente, um país menos desigual e mais honesto. Eu quero um novo começo para a política deste país.
      Na eleição passada, quando ainda nem tinha o direito de votar, eu saio de minha casa quando vejo um cara pixando o muro de uma escola escolhida com sítio eleitoral. Quando vi aquele sentimento de repúdio aos governantes do meu país senti uma dor profunda por que nós, os eleitores, deveríamos acreditar em quem nós colocamos para nos governar. Naquele 5 de outubro, despertei de mais um dia, mas não era um domingo qualquer, era aquele que mudaria a vida do meu país e quando sai de casa vi aquela cena. Não, Senhor Presidente, eu não quero viver em um país assim. Não, eu quero um país diferente onde a cada quatro anos possamos eleger pessoas que trabalharão em benefício do povo e não em benefícios próprios. Segue em anexo nesta carta a foto. Não podia deixar de registrar esta cena.
      Excelentíssimo Senhor Presidente, até quando nosso país será assim? Até quando a trajetória política deste país tão lindo será marcada por tantas falcatruas e coisas que só nos deixam feios, impávidos e manchados frente aos demais países do mundo que dizem viver sobre uma democracia? Senhor Presidente, espero que quando ler esta carta possa refletir em tudo o que lhe questionei. Eu ainda acredito em um país de todos e governado para todos. Não seja como Dom Pedro I que disse que fazia as coisas para o povo e não pelo povo. Queremos confiar em seu mandato, queremos confiar em você, afinal, Deus também pode tê-lo escolhido para governar esta nação. Desejo que faça o melhor por esta nação que lhe escolheu para governar.

     Italo Stauffenberg     


"Essa é minha volta ao BLOÍNQUÊS. Há muito tempo não escrevo para lá e desta vez não podia perder a oportunidade. BLOGUEIROS, o Projeto BLOÍNQUÊS nesta semana abordará o tema Eleições. Participe você também. Não fique de fora. Coloque para fora tudo o que você sente em relação a política do seu país. Espero que tenham gostado da minha carta ao presidente. Poderia ter ficado melhor mas, por enquanto, era tudo isto que tinha a dizer a ele. Forte abraço. PS.: VOTE CONSCIENTE, VOTE 43, MARINA SILVA PRESIDENTE."     

   

6 comentários:

  1. Nathy

    Já decidi meu voto, e to com vc tbm, com Marina 43. hehe. Eu acho que se as pessoas votassem realmente consciente, o resultado seria outro. E eu penso que me mesmo que ela não chegue, vou votar em quem eu realmente acredito, sem perder meu voto sabe?! E seja o que Deus permitir!

    Abraços! Boa semana para ti!

  1. Bell Souza

    Eu já era boa em poemas muito antes do BLQ, acho que foi por isso que a Juh me chamou para moderar essa edição, pq ela sempre lia e comentava nos meus poemas. Que bom que gostou e espero que volte sempre, não só pelo layout. hauahau

  1. Allan

    O Brasil tem melhorado, mais não é o suficiente, ainda está MUITO ruim!!! o pior de tudo são os impostos! precisamos de uma reforma tributária, está tudo um caos, tudo é muito caro, e muito mal investido, o Brasil não está bom

  1. Lucas Stefano

    Manin desculpa a demora. Quando eu vi lá no painel do meu blog a imagem eu pensei : cara o que o Ítalo escreveu. Então agora que eu tive um tmpo para ler eu vi que foi bm criativo aliar o post a imagem. Muito legal mano. To muito triste também com o nosso país. Quem sabe ele mude naum eh msm.... até mais.

  1. ' Jαdє Amσrιm

    Francamente? As pessoas reclamam demais e reconhecem de menos. Nossa inflação durante esses oito anos foi estável, as cidades cresceram, e o número de pobres reduziu. Você se lembra de quanto era o salário mínimo de antes do Lula assumir?
    Reclamam demais e esquecem de ver que não é só de um presidente que o governo é feito e que não é de um presidente que o país é feito.
    Você precisa? Você passa fome? O que mudou na sua vida?
    O governo do Lula fora sim populista, ele ajudou quem precisava e se hoje já somos considerados um país desenvolvido (estamos em ultimo na lista, mas mesmo assim) é graças a ele. Não espere por milagres, eu realmente acho que ele poderia ter feito mais, não sou uma defensora do Lula, mas sei reconhecer quando um trabalho é bem feito.
    Quem roubou não fora ele, e não é culpa dele quem o faz. Falta verba? É ele que libera, mas por quantas mãos tem que passar até que esse dinheiro chegue na população?
    Minha classe é a mais voltada para discussões políticas, já que temos alguns coletas que ainda acreditam na utopia relatada no período do Romantismo literário, onde o país é perfeito!
    Isso nunca vai existir. Não voto na Marina porque eu não sei onde ela quer chegar, tudo que ela fala é para o meio ambiente, e só o meio ambiente. E as escolas? Comida? Juros? Salários? O meio-ambiente é importante, mas tudo que nos debates lhe é perguntado ela redireciona neste aspecto, então como vou votar nela?
    Não voto no Serra, por dois motivos: Primeiro que ele gasta o tempo que deveria para se promover tentando denegrir a imagem da dilma, é aquela velha história de tentar rebaixar alguém para se sobressair, é ridículo. E outra, 600 reais de salário mínimo? Sejamos realistas né!
    Quanto a Dilma, se apresenta como melhor opção, mas seu passado lhe condena, muitos escandalos de que ela não está envolvida diretamente, mas ainda assim tem seu nome no meio. Foi guerrilheira e já matou um bocado de gente, era para ela estar presa! Falam também que ela quer implantar a sensura.
    Bom, não faço a mínima ideia de quem votar, mas isso não é o assunto do seu texto. Não diga que foi de um todo ruim, querido, devemos considerar as muitas coisas que ele implantou.
    Você, por acaso, sabia que o Brasil é o ÚNICO país com um Sistema Único de Saúde? Que se nos outros países se você não tem um bom plano você morre na fila de um hospital ou paga caro por uma consulta?
    Eu me ORGULHO de ser brasileira, temos nossos altos e baixo que todo país tem!

    Beijos!

  1. Tiêgo

    Arrasou, Ítalo! Falou umas verdades bastantes reais e também explicitou a revolta que eu acredito sim que muitas pessoas sentem - mas que morrem de medo de demonstrar.

    Amei!

    Abraço, Italo :D

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.