E quem te disse que mentir é bom?

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , ,

     
 "A mentira é como a bola de neve; quanto mais rola, tanto mais aumenta." (Martinho Lutero)
      
      Quando começamos a falar de mentiras sempre vem à nossa mente as seguintes perguntas: Quem nunca mentiu? Quem é esse que faltou com a verdade para ajudar um inocente? Sim, seria muito hipócrita se vos dissesse que nunca menti. Mas vale de antemão o velho ditado: mentira tem perna curta! Não há nada que venhamos fazer em oculto que um dia não venha ser revelado. Isto é fato. Com isso, trago em mente as seguintes preponderações: É possível viver uma vida toda carregada de mentiras? É possível se casar, ter filhos, contruir toda uma família baseada em uma mentira? Digo isto por que recentemente vi o filme SALT com Angelina Jolie (muito bom, por sinal) em que ela protagonizava uma espiã russa infiltrada na Inteligência Americana. Ela fora criada para isso. Viveu a vida toda escondendo sua identidade e em circuntância nenhuma, nem quando estava à beira da morte, confessou ser uma espiã. Ela se casou em uma mentira mas quando o 'amor' lhe pegou de jeito, todas as suas concepções caíram. Não vou me aprofundar muito no filme por que é melhor que todos vejam mas um espião pode ser confiável? Um espião pode ser confiável até mesmo para o serviço em que ele trabalha? Afinal, ele fora treinado para mentir sob todo tipo de circuntância, não é?
      E quando estamos falando de alguém que possui vida conjugal dupla? Será que é possível passar uma vida toda enganando duas mulheres ou dois homens? E o perfil de um psicopata? Será que ele nunca será pego na sua própria mentira? Será mesmo que é bom mentir? Não, deveras não acho nenhum pouco mentir. Digo-vos isto por que o sentimento que mais prezo é a confiança, logo, alguém que menti para mim não é digno do meu respeito e confiança. Não, eu não sou o mais puritano do mundo! Sou falho, erro. E por isso sei reconhecer meu erro. Afirmo isto por que quando minto meu coração fica carregado de sentimentos ruins, como: insatisfação, remorço e muitos outros. Aquilo toma meu ser. E sempre tento voltar atrás. Por quê? Por que aprendi que a verdade liberta. Por mais que  possa doer falar a verdade, só ela pode libertar uma pessoa que é oprimida pela mentira. Não, não é bom mentir nem que seja para salvar a vida de alguém. Mentir, em caso algum é bom. Mas o que nos faz mentir é o sentido de que mentir para salvar a vida de outrém é um ato heróico e tudo o que fizemos (mentindo) foi para não prejudicar a quem amamos.
      Odeio quando falam de mim por trás. Sigo a linha da sinceridade seja com quem for. Se não aprovo atitudes eu falo na cara por que falar por trás não dá. É desleal, vergonhoso e uma atitude bem baixa. Sigo um manual de fé (a bíblia) que me adverte a seguinte coisa: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contenda entre irmãos." Provérbios 6:16-19. Até Deus, em sua máxima essência do amor, abomina aqueles que mentem e que semeiam contenda entre outras pessoas. Por isso sigo a linha de que falar a verdade, doa a quem doer, pode ser muito melhor do que mentir para não se prejudicar. Afinal, quem menti se prejudica e prejudica até quem tentou salvar. Devemos usar nossa boca e língua para proferir o que é bom e rentável, pois a boca fala do que o coração está cheio e se nosso coração está cheio de sentimentos ruins como intrigas, porfias, dissenções, discórdias, isto tudo será levado à nossa boca para que possamos proferir tudo aquilo que sentimos.


Texto premiado com o 3ª lugar na 101ª semana do Blorkutando
"Pauta para o BLORKUTANDO. Projeto que vem sempre com temas que adoro escrever. Espero que tenham gostado do que fora escrito. Queria agradecer IMENSAMENTE a duas blogueiras e amigas (se assim posso dizer): Nanda Meireles do blog Lendo Sobre Livros e a Nathy Faustini do blog Pensamentos by Nathy pela honra que me proporcionaram ontem no Dia do BLOG (desconhecia tal data devido ao pouco tempo de uso do blog) me descrevendo de forma tão saudosa e linda. Vocês são demais por que desde que comecei nessa esfera blogueana vocês sempre me acompanharam e me deram força. Obrigado meninas! Que nosso papai do céu possa sempre está abençoando a vida e família de vocês. Se já tinha carinho por vocês, passei a ter muito mais. Obrigado mesmo. Forte abraço a todos. PS.: VOTE CONSCIENTE, VOTE 43, MARINA SILVA PRESIDENTE."

12 comentários:

  1. Lucas Stefano

    é verdde mesmo mano. Sem palavras. ótimo post.

  1. Heitor Lima

    Post muito bom, Ítalo. Eu também vi SALT, e achei sensacional a abordagem que eles fazem em referência à vida de mentiras que uma espiã pode ter, a qual você expôs aí.
    Ei, desde o dia que eu te adicionei no MSN, não te vi online D:
    Enfim, parabéns pelas parcerias do blog. Muito sucesso pra você :D

  1. @juusep

    aaaa mentiras! :\\ Uma coisa muito tensa!GOOD LUCK!

  1. circus

    Putz, a Angelina morre em SALT? Que merda.

    Eu detesto aquele tipo de gente que, erm, como posso exemplificar? Não aceita um lugar vago no ônibus mas depois, pelas costas, fica de manha falando cobras e lagartos sobre o indivíduo. E tantos exemplos mais que existem por ai, ad infinitum. Só que assim caminha a humanidade, meu filho, convivemos com a mentira.

  1. Nathy

    Ítalo, eu indiquei vc no blogday, pois ao meu ver vc super merece! Adoro suas palavras, sua sensibilidade e principalmente seu temor à Deus!

    Beijo grande!

  1. Tiêgo

    Ai, mentiras... Já fui tão dependente delas pra poder ser feliz, agora sou MUITO feliz livre desse mal. Viver dependente de metiras é péssimo, sei bem como é isso.

    Um abraço :) ótimo texto!

  1. Lua

    meu Deus ... li uma duas e estou na terceira vez sem perder a vontade de continuar lendo.. realmente voce é muito bom com as palavras...

  1. Allan

    quem nunca mentiu não é mesmo?! acho ruim mentir nã há motivos para isso, porém precisamos omitir algumas coisas.

    mentira sempre será uma bola de neve, quanto mais você mente mais você quer mentir. ótimo post ítalo

  1. Lucas Rolim (:

    caara, é tão bom ter um cristão escrevendo... eei, vi que vc conhece o maax né?? sou amigão dele, vais estar aki no sábado!!


    abraço acara, fica na paaz do alto

  1. Lucas Rolim (:

    aa esqueci de por no comentário passado: tou te seguindo aki!

  1. Leeti

    Passando aqui para ler sua pauta :)
    Realmente, a mentira tem perna curta. Mas aposto que muitas mentiras passaram despercebidas, tão invisiveis que foram tomadas como verdades. KKKK'
    Beijos e boa sorte.

  1. Lucas Rolim (:

    cara, vc não cansa de ganhar nããão?? depois que comecei a escrever no blorkutando, vc ganhou três vezes :O


    Admiro o seu jeito de escrever, mesmo pondo Jesus no meio, vc ganha a semana... Mas vc tá certo: "buscai primeiro o reino do cé e a sua justiça, e o mais será-lhe acrescentado" ^^

    abração. Deus te abençoe!!!

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.