TOC - Tenho O Controle de mim?

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , ,

     
     
      Já ouviu falar em TOC? Se ainda não, deixe-me esclarecer em poucas palavras as suas dúvidas. O TOC é a abreviação de Transtorno Obsessivo Compulsivo que vem do inglês OCD Obsessive-Compulsive Disorder. Como o próprio nome já diz, é uma doença onde a pessoa que a tem possui o costume de fazer coisas que são consideradas absurdas tanto para ela quanto para quem as vê. Existem algumas pessoas que sofrem deste transtorno desde pequenas. Outras as adquirem ao longo da vida. O fato é que existem casos muito estranhos e outros que são até considerados normais e passam despercebidos pelas pessoas.
      Mas como detectar como uma pessoa é portadora de TOC? Atos repetitivos são a marca de alguém que é portador do TOC. Se você lava as mãos constantemente, manias exacerbadas de limpeza e têm hábitos repetitivos isso pode caracterizar um sinal de TOC. Há casos de pessoas que são atormentadas por esse transtorno. Certa vez, conheci uma pessoa portadora do TOC e esta pessoa só dormia se cumprimentasse certo número de pessoas por dia. Outra pessoa só dormia depois de que, em frente a sua casa, passasse um táxi amarelo. Sim, esta pessoa era moradora do Rio de Janeiro e por lá, táxis são amarelos. Já pensou se esta pessoa não morasse no Rio? O TOC pode te fazer perder o controle de si mesmo.
      Considerava-me uma pessoa com certos hábitos de TOC. Lavava minhas mãos constantemente (e quando digo constantemente, é constantemente mesmo) e outras coisas que deixo de lado. O fato é que isso já passou, graças a Deus. Mas TOC tem cura? Há cura para isso? Há como pessoas se libertarem deste 'mal'? De fato, esta é uma doença que aprisiona muitas pessoas. Recentemente, esta doença fora abordada na telenovela juvenil, Malhação. Havia um professor com hábitos grotescos e que escandalizavam a todos os alunos dele. A resposta? Brincadeiras sem graça. Isso ocorre freqüentemente. Quando alguém é detectado como portador de TOC logo ele vira motivo de zombaria. O que aconteceu? Tratamento. Sim, há tratamento para o TOC. Portanto, se você é ou conhece alguém em estado avançado de TOC o recomende ao médico para que faça o tratamento devido.



do parecer de todos que leem este blog que gosto de opinar sobre vários assuntos, não? Portanto, lá vai uma das minha opiniões! TOC é um assunto muito sério! Muito mesmo! Pauta para o BLOÍNQUÊS. Espero que curtam o texto e que, se conhecerem alguem com a doença, a levem ao médico para que faça o tratamento devido. Lembrando: TOC é coisa grave. Outra fato que vale ressaltar: Visite o blog ATALAIAS da FÉ, please? Forte abraço e bom final de semana a todos. PS.: AGORA É DIFERENTE, VOTE SERRA 45, PRESIDENTE."

16 comentários:

  1. Leeti

    TOC é mesmo uma coisa complicada :/
    Quanto ao meu texto...
    Não é um relato totalmente fiel, mas inclui grande parte de mim :)

  1. Natália

    As pessoas não levam a sério, mas é muito.

    Se fosse normal, todos teriamos. beijo

  1. Pegadas do Coração

    Rapaz, nunca tive isso, mas não desejo pra ninguém!
    Abraço.

  1. Allan Penteado

    Ítalo adoro falar sobre isso, acho que o TOC pode ser considerado quando a pessoa é afetada emocionalmente e fisicamente por alguma atividade. Já ouvi falar de vários casos, mas enfim, se é TOC ou não, eu sei que eu não suporto ficar com as mãos sujas, eu lavo bastante as mãos, mas já cheguei a ser pior, mão suja é algo que me irrita, principalmente quando eu pego algo com poeira^^ Eu tenho manias de organização também, mas não sou paranóico com isso, acho que a bagunça faz bem , faz parte da vida, mas depois da bagunça. tudo em seu lugar, não sou daqueles que colocam milimetricamente não, mas eu sou muito organizado, sei onde estão todas as minhas coisas, não perco nada, aprendi ser assim porque perdi muita coisa ^^. Mas tudo na medida certa é saudável

  1. Luria Corrêa .

    TOC , conheço gente que sofre, daqui mesmo. Realmente, é algo sério, o que não atinge muito em questão a população por ser considerado inofensivo. Mas eu acho que varia de cada um , o que se deve pensar.

    Excelente texto , boa sorte na edição. Bom fim de semana, beijos : )

  1. Leila Ice Girl

    excelente pauta, um assunto realmente sério, bom, eu não conheço ninguém com toc.
    Ah, obrigada pela visita no In my place, Ítalo, hum, eu te sigo no twitter, me segue de volta, @leilaf1f
    valeu, beijão.

  1. Naty Araújo

    Seu texto tava ótimo, ótimo mesmo.
    Posso até dizer que mereceu o primeiro lugar.
    Acho que a maioria tem um TOC e ainda não descobriu, pois são coisas tão pequenas, que passam despercebido.

    Ahhh meu post... vc vai querer me matar quando ler, mas por favor, entenda rs.

    Beijo

  1. Babizinha

    Há poucos dias vi em algum canal da tv aberta abordando o tema e chega a ser triste. Dependendo da compulsão pode até distruir com a carreira e sonhos da pessoa. Há tratamento, porém o problema é muito mais complexo do que conseguimos imaginar.

    Ainda bem que a ciência avança de acordo com as nossas necessidades.
    Ótima pauta!

    Beijos
    :*

  1. Heitor Lima

    Já li muito sobre isso e gostei bastante do seu post, mano. TOC é realmente uma coisa séria e eu acho que já escapei de ter :x hehe'
    Abraço.

  1. Cris Souza

    em off: você deixou de me seguir? .--------.

  1. Alana.

    nunca tive isso. eu acho.
    Mas espero não ter, não gosto de coisas complicadas !
    :(

    Até, Deus te abençoe !

  1. Patrícia N.

    Ótimo post!Não sei se tenho TOC,só sei que também não fico sem lavar as mãos e NUNCA consigo colocar algo em seu devido lugar.Se pego algo de cima da mesa,por exemplo,quando vou procurar a coisa está no sofá!Acho que o nome disso é DESORGANIZAÇÃO mesmo,rs.

  1. Non je ne regrette rien: Ediney Santana

    tenho um amigo que tem toc, ele sofre muito

  1. Débora Panterellas

    Postagem muuuito interessante Ítalo. Muito bom esclarecer que é uma doença, que tem tratamento e etc. Talvez muitas pessoas possuam TOC, mas nem sequer sabem, é importantíssimo esclarecimentos como o teu.

    Beijão!

  1. Pegadas do Coração

    Parabéns pelo selo!!
    Abraço.

  1. floresnegrasdajackie

    Uall,
    Eu ando meio ocupada e tal e por isso
    não tenho postado e nem visitado os blogs .
    Bom, pra comentar esse texto...
    Eu tenho mania de lavar a mão sempre que vejo uma bica. rsrs Me assustei agora! rsr Normal! =D
    Sempre que vejo uma bica, eu tenho que lavar a mão!
    Pode ser engraçado mas é uma coisa séria! Quem tiver os sintomas tem mesmo que fazer o tratamento!
    Bjinhus!!

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.