¿CANCELAR? Como assim?

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , ,

     
      Questionado sobre o que acho do método de avaliação do ENEM posso dizer que sou a favor. Por quê? Bom, se hoje eu curso uma faculdade foi graças ao ENEM. De fato que não é o curso dos meus sonhos, mas pelo menos entrei para a faculdade mais almejada: a federal. E não sou daqueles que reclamam das questões afirmativas de cotas, pois as cotas me ajudaram muito também.
      O que me remete dissertar sobre o ENEM de 2010 foi a total falta de respeito com os quase 4 milhões de estudantes que deixaram dois dias de um final de semana para ficarem enclausurados em uma sala sem a menor condição a fim de adentrar em uma faculdade. Como pode? Como pode errar o cartão de resposta? Como pode deixar faltar folhas nas tão polêmicas provas amarelas? O amarelo pelo código internacional de trânsito significa alerta e isso é o que o governo brasileiro deveria estar: alerta.
      Ano passado podemos ver a prova ser adiada por causa de um furto nas questões das provas, este ano, em um interior do Pernambuco vazou com uma hora de antecedência o tema da redação. E eu pergunto: ano que vem irá surgir o quê pela frente? Se os estudantes brasileiros fossem como aqueles de um passado não muito distante esta coisa não aconteceria, de fato, não.
      Eu sou TOTALMENTE contra este cancelamento das provas. Acho que quem foi prejudicado deveria ser sanado pelo governo federal. Obrigar todos estes 4 milhões de estudantes a fazer uma outra prova por causa de 21 mil provas é um desperdício de tempo, dinheiro e estrutura física e mental. Li em uma entrevista que o célebre presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, afirmar que se tiver que fazer até 4 provas do ENEM, nós estudantes, a faríamos. Ele fala isso por nunca precisou passar em uma faculdade para ser alguém na vida. Revoltante esta declaração.
      Desejo de corpo e alma que este ENEM seja mantido e quem se sentiu lesionado pelo mesmo que entrasse com uma ação na justiça e que se resolvesse com o Inep e órgãos responsáveis pela mesma. Agora, fazer com que outros milhões paguem pelo erro de uma gráfica depois de dois dias desgastantes de provas definitivamente é descompensatório.

"Quem concorda comigo dá um UP! Rs'. Mas é totalmente revoltante este vai-e-vem do ENEM. Tomara que a nota seja mantida e que se DEUS permitir eu possa cursar o curso que tanto almejo. Espero que concordem com meu pensamento e se não, que deixem suas opiniões e críticas. Hoje é aniversário do ATALAIA Heitor, um irmão na fé que encontrei por este mundo bloguístico. Que Deus o abençoe muito, por que ele já é importante na minha vida. Sorte de bençãos! Forte abraço."

5 comentários:

  1. Camila

    Adorei o texto, boa sorte no Bloínquês. :)

  1. Allan Penteado

    eu concordo, agora preciso de um esclarecimento, acho que você pode me ajudar afinal é bem informado.
    no primeiro dia o cabeçario das provas foram trocados e a orientação da facul onde eu fiz a prova foi que eu seguisse o numero das questões desconsiderando o cabeçalho. isso está certo? ou eu fui lesado por isso?

  1. Kel ♥

    Muito bom o texto.
    Tive muita sorte de pegar o ENEM antes dessa palhaçada toda, e apesar de ter que fazê-lo como um "extra" a nota me ajudou bastante. Provavelmente sem ela eu não estaria numa federal. Mas lembro muito bem como a prova é cansativa, dois dias de uma prova que exige muito de si! Também espero que não seja cancelado, até ouvi que não seria, porque a essa altura não dá mais.
    Enfim, boa sorte pra você =D

    Beijos

  1. Bell Souza

    eu nem quero comentar sobre isso. não quero descer meu nível!

  1. leila

    não quero que seja cancelado tbm, fala sério!

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.