Trabalho: história e valorização

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , ,

      Quando se fala da história do trabalho da sociedade humana muitas vertentes e bifurcações são desvendadas. Alguns avaliam como trabalho escravo, imigrante, e por fim, assalariado. Vale ressaltar o fato de que toda forma de trabalho faz parte de um passado que se atrelou ao presente para constituir um futuro.
      O trabalho escravo foi praticado pelas sociedades que visavam apenas o lucro e a obtenção de riquezas por uma mão de obra gratuita e desumana, enquanto que a forma de trabalho imigrante se dava em meio a sociedades de forte crescimento econômico que precisavam urgentemente de trabalhadores que recebessem pouco e trabalhassem muito. Por fim, o trabalho assalariado consiste no pagamento devido pelas horas de trabalho.
      No Brasil podemos ver uma trajetória de trabalho marcada por grandes conquistas e muitas derrotas. Infelizmente, ainda existe na região amazônica um número significativo de pessoas que trabalham sob um regime escravocrata, uma escravidão psicológica, financeira e estrutural. A criação e promulgação de leis que combatam veementemente essa situação pode ser um fator crucial para que este trabalhador construa uma vida digna e humana.
      As ONG's tem feito um trabalho primoroso neste campo e quem vem sido reconhecido pelo governo. Somente fazendo do trabalhador um homem digno, recompensando-o pelo seu trabalho bem feito que a sociedade futura obterá êxito na economia. Leis de incentivo e a valorização fará do trabalhador de hoje um cidadão realizado e contente com o que faz sem olhar para as mazelas do passado.

"Blogueiros, esta foi a minha redação no último ENEM 2010 (cancelado, por sinal) cujo tema abordado foi: O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA. Para lhes falar a verdade, eu odiei minha redação. Sei lá, acho que faltou muitos argumentos e muitas questões deixaram de ser fundamentadas. Logo quem, eu? Isso mesmo. Estou decepcionado com minha redação, mas e vocês podem me dizer o que acharam? Eu muito ancioso para saber a opinião de vocês. Semana mais que abeçoada para todos vocês. Forte abraço."

10 comentários:

  1. Allan Penteado

    Ahh eu ia postar a minha também, mas se de repente dá algo errado aí! Não confio muito nesse exame rsrs. Nossa meu Deus do céu espero que essa prova não seja anulada. Mec RECORRA!! dois dias de tortura já são muuito para um ano inteiro buaaaa. Ítalo sua redação foi boa concordo, mas achei ela bem informativa. ah sei lá essas avaliações são bem incertas.

  1. Nathy

    Eu não saberia escrever sobre esse tema. Sempre gostei de esxrever, mas nunca gostei de escrever por obrigação. kkk. E esse negócio de cancelar o enem?! Aff...ninguém merece!

    Beijos e Deus abeçoe vc! ;)

  1. Camila Locatelli

    Nossa nem fala em redação, estava super nervosa a minha ficou horrivel.
    Estou te seguindo faz o mesmo se puder. bjs

  1. Gêsa

    Já sou aluna de graduação, mas ano passado fiz o enem só pra não perder o ritmo. Mas não gostei do novo sistema, não pela dificuldade das questões e sim pelo sistema mesmo.
    No meu ano de vestibular minha redação ficou com 92,0. Lembro que o tema era desmatamento ou coisa assim. Li a prova desse ano e goste do tema, só acho que a visão que o Inep espera é muito diferente do real.

  1. H. Steiner'

    Putz! Se a sua foi ruim a minha foi uma tosquera!
    Acho que fugi do assunto...
    Enfim, gostei MUITO da sua. E sobre fundamentar: você disse os fatos. É o que se pode fazer num mísero espaço de 30 linhas.

  1. Leila Ice Girl

    Eu também ia postar minha redação, mas acabei não gostando dela, acabei falando mais como administradora hehe. Quanto a sua, eh, pare de ser modesto hein, ficou ótima, embora você tenha dado um enfoque bem diferente do meu, e, talvez um pouco mais de argumentação. Eu não entendi o que a prova queria com "proposta de ação social", enfim. E esse tema também foi muito, sei lá, poderia ter sido mais delimitado, acho que eu acabei fugindo um pouquinho, mas enfim, estou torcendo para que essa prova não seja anulada, por que, tipo, perder o GP Brasil para fazê-la e depois não poder usar pra entrar no curso de turismo, fala sério.

  1. Camila

    Eu gostei da sua redação, para mim ficou ótima! :D

  1. Patrícia N.

    Gostei da sua redação.Eu costumo escrever redações gigantescas xD

  1. Elania

    Putz sua redação ficou ótima, a minha fugiu do tema, pelo que eu li depois.
    E tomara que o esse negócio de cancelar seja cancelado HAHA, :B
    bom, bjs :*

  1. Pegadas do Coração

    Rpz,ficou ótima tua redação!Putz, parabéns!
    Aê, o Enem já foi cancelado, desculpe pela má notícia.
    Abraço.

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.