Fobia Transital

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , , ,


      
      Eu preciso de um carro! – esta afirmação poderia explicar quase tudo o que tentarei confabular. Por que preciso de um carro? O quê um carro faria de diferente na minha vida? Como um automóvel poderia me satisfazer? São muitas perguntas e, às vezes, só encontro uma resposta plausível: eu preciso de um carro!
     De antemão afirmo-vos que moro na capital do estado do Maranhão, São Luís. A cidade tem pouco mais de um milhão de habitantes e não é uma cidade planejada como Brasília e tempouco uma cidade exemplo em tráfego como Curitiba. Posso então afirmar que a cidade está se tornando um caos quando o assunto é trânsito.
     A cidade não é grande, porém não é pequena. Costumo dizer que é um meio termo em que “dava” para viver. São Luís é uma cidade linda mas, não é perfeita. Nos horários de pico como de 6 às 7 horas da manhã, 11h30 às 13 horas da tarde e das 18 às 19h30 da noite a quase metrópole se transforma em um caos. Nos quatro cantos da cidade vemos congestionamentos enormes e nenhuma atitude é tomada pelos governantes.
      A situação é tão alarmante que, pasmem, até dentro da Universidade Federal do Maranhão, entidade que curso Comunicação Social há congestionamentos no sentido de entrada e saída da mesma. LOUCURA! Ninguém merece ter que ficar mais de quarenta minutos para sair de uma universidade quando à pé se pode sair em menos de dez minutos.
      De certa forma você pode se perguntar: então por que você não sai da faculdade e pega o coletivo ao lado de fora? É simples, meu caro. A universidade que estudo se encontra em uma das piores zonas da cidade. Ela se encontra em uma via federal e quase não é movimentada e, nem com congestionamentos vemos pessoas transitando, portanto, se arriscar não é muito proveitoso.
      Mas tudo isto não seria motivo de alerta se, este ser que vos escreve, não tivesse fobia de congestionamentos. De certo você deve pensar que eu sou o garoto mais mimado por vos escrever isto mas, não. Eu não sou. Apenas ainda não estou acostumado com esta situação e olha que ainda tenho mais quatro anos para concluir meu curso.
      Com isso voltemos a minha primeira afirmativa: eu preciso de um carro?! Como preciso de um carro se há congestionamento até dentro da faculdade na hora da saída? Simples, novamente meu caro. Além de sofrer com congestionamentos ainda sofro com a super lotação dos ônibus. Acreditem se quiser mas, em uma cidade com pouco mais de um milhão de habitantes há somente 42 frotas/linhas de ônibus para atender a capital, São Luís, e as áreas vizinhas (S. José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar). É ou não é um descaso dos órgãos públicos?
      Sem contar, queridos, que o universitário da UFMA é capaz de sofrer com a super lotação tanto na saída ou entrada da universidade com o coletivo exclusivo da instituição quanto quando voltar para casa, pois o terminal integrado dos ônibus também é super lotado. São Luís possui uma das tarifas mais caras do país. Pagamos R$ 2,10 para sofrermos com engarrafamentos, ônibus quebrados, sujos e super lotados.
      Se há algum leitor deste blog de Brasília lendo o que desabafo há de concordarmos em algum ponto. Brasília possui situação bem pior que a da minha cidade. Outro fator decisivo para o meu descontentamento é o calor. Calor, que calor! São Luís só possui duas estações: verão e inverno. Quando não chove, faz calor e muito calor. O calor só não é pior que o da cidade de Teresina, no Piauí. Às vezes, em meus momentos de extremo descontentamento chego a cogitar a idéia de que os efeitos globais reversos não chegam à minha cidade. Por exemplo, se faz calor (e muito calor) poderia nevar, esfriar a temperatura e sensação térmica mas, ao contrario, o calor só aumenta.
      Ao ler tudo isto você deve está pensando que odeio minha cidade e, de fato eu não a odeio. Apenas acho que o governo faz pouco caso com o que a população passa, por isso eu preciso de um carro! Sim, um carro com direção hidráulica, ar condicionado e tudo o que há de mais moderno. No meu carro, não passarei o desconforto de chegar suado devido ao calor na universidade e nem enfrentarei o sufoco e andar em um coletivo super lotado. Posso passar por congestionamentos, mas nada se compara.
      Oremos. Minha benção vai chegar. Eu vou tirar minha CNH (Carteira de Habilitação) e vou está apto para dirigir. Não mais congestionamentos, descontentamentos e todos os tipos de frustrações que em minha meia idade de vida já enfrento.
"Sim, pessoas! Eu tinha que desabafar com vocês. Espero que entendam-me e que possam dizer se passam por situação semelhante ou não e se passam que atitudes tomam para contornar os congestionamentos em sua cidade. Um abraço apertado em todos. GOD BLESS."

12 comentários:

  1. Lucas Stefano

    Nossa. Cada uma não é mesmo . A Minha cidade não e tão grande quanto São Luís . Pois duvido que passe dos 120 mil habitantes. Mas em certos ponsots a sistuação do trânsito é insustentável. A , estou pensando em fazer faculdade de língua inglesa, e futuramente lucrar com o meu blog. Até mais. Feliz final de semana.

  1. Allan Penteado

    faz tanto tempo que não passo aqui no blogger, acontece que o tempo está me faltando, quando posso estar na frente do pc é para fazer as aulas virtuais da facul. a respeito do post:
    como eu sinto isso! moro em sampa e aqui é muito ruim, utilizo muito a cidade vizinha, santo andré, e esses dias estavam arrumando um viaduto e eu tinha que acordar duas horas mais cedo pra ir pra aula, absurdo, já que chego lá em meia hora no trânsito normal. mas o pior de tudo mesmo é ESPERAR E ESPERAR E ESPERAR o ônibus e o trêm... perco muito tempo nas estações! mas tenho certeza de que Deus dará vitória para nós dois!

  1. Forum Celular espiao

    Gostei muito deste site e por isso resolvi colocar uma mensagem para conhecimento de todos. Já existe uma maneira de se fazer grampo de celular. Chama-se telefone espião. Você pode encontrar no site www.celularespiao.net

  1. Lucas Stefano

    Oi Italo. Passei aqui pra dozer que tiver que mudar de blog . Visita o link




    http://podefucar.blogspot.com/

  1. Leila Ice Girl

    Esse é um problema geral das cidades brasileiras, eu ainda estou me acostumando a loucura de trânsito, até que Natal é mais ou menos, pelo menos eu ainda não peguei um trânsito pesado. Mas as passagens, acho um absurdo, aqui também é R$ 2,10 muito caro.Ainda assim, eu não tenho certeza se quero um carro, não apenas por que eu não tenho dinheiro para compar, kkk, mas não quero ser mais uma estressada ao volantes hehe.

  1. Pegadas do Coração

    Graças a Deus não sofro com isso. O ônibus coletivo é gratuito, não preciso acordar tão cedo pra ir à faculdade,e não tem trânsito. Aqui é lugar ótimo de se morar, nem tenho do que reclamar.
    Tenho certeza de que Deus o ajudará a passar por tudo isso!
    Um abraço!

  1. Tiêgo R. Alencar

    Deus é mais, olha :O Não sabia que em São Luís era esse caos todo! Aqui em Macapá não é tanto assim mesmo porque a cidade não é grande pra uma capital. E fiquei CHOCADO com o preço da passagem praí, um absurdo pra um trânsito tão caótico! Espero que vocês da UFMA consigam dar um jeito nessa situação ao menos dentro da universidade!

    Abraço :)

  1. Letícia

    É ter que pegar metro onibus trem o que seja.... sempre esta lotado... a população só aumenta os carros só aumentam... o transito....

    é complicado

    coemnta no meu blog
    Indo no post http://leticiaturtle.wordpress.com/2011

  1. Barbara Nonato

    Grandes cidades carregam o peso de grandes problemas devido ao seu contingente de pessoas.

    Infelizmente são realidades com as quais precisamos lidar e aprender a conviver. Não tem jeito!...

  1. Luciano Castro

    É meu caro! é tenso! aki em bh nesse horario tbm é um caos!!!
    E mesmo tendo um carro, não da pra fugir do transito...
    Mas a comodidade é sem comentarios!

    Abraços meu caro

  1. Jota

    Já tirei minha CNH, vou pra faculdade de moto, aqui não tem congestionamento e não faz calor direto (mas quando faz é insuportável). Vem pra Imperatriz meu amigo, seus problemas assim acabam.

    Bom, você me deixou confuso nesse texto: começou falando de carro, viajou pelo trânsito de Brasilia, e acusou o poder público... enfim!!!

    Abraços criatura abençoada

    me responde: como eu faço pra colocar as tags do blog girando que nem a sua? kkk

  1. Jaque

    olha, de trânsito eu entendo, eu vivo em São Paulo!! Tenho carro e confesso pra vc que o trânsito fica bem melhor quando vc tá no ar condicionado ouvindo no som as músicas do seu ipod no volume que você quer. Então, paciência e boa sorte, logo logo vc estará dirigindo por aí e quem sabe até "curtindo" o trânsito. hahaha

    Beijoos
    http://agarotaquetemquasetudo.blogspot.com/

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.