Lady GaGa e algumas conclusões

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , ,


      
      A história da música recente tem sido marcada por fenômenos musicais de todas as espécies e gêneros. Se formos para o lado do rock vemos que bandas como The Strockes, U2, Linkin Park têm se destacado entre as demais. No cenário pop percebe-se que Britney Spears, Rihanna, Kate Perry e Lady GaGa são indestrutíveis e no cenário teen Justin Bieber, Demi Lovato, Miley Cyrus, Selena Gomes e remanescentes do falido High School Musical têm arrebatado fãs pelo mundo inteiro.
      O que nos remete neste pequeno post é falar do astro-mãe-monstro do momento: Lady GaGa. O que falar da “diva” do momento? Em relação a música cantada por Lady GaGa deixo para os críticos de música, afinal, muitos questionam seu potencial de voz. O que me remete explanar é o conteúdo de suas letras que quase sempre remete um cunho religioso e tenham desvirtuar a fé cristã.
      Já perceberam que na maioria dos clipes da diva-monstro há uma relação muito forte de sexo, morte e religião? Isso é perceptível em Paparazzi, Telephone, Alejandro. Lady GaGa está sendo sensação com o hit Born This Way que, segundo a cantora, a música fora feita em homenagem a Alexander McQueen, um estilista de sua grande estima. “Acho que ele planejou tudo: logo após a morte dele, eu escrevi "Born This Way". Acho que ele estava no céu comandando as marionetes, planejando isso tudo", disse a cantora.
      A promoção oficial do álbum começou quando a cantora performou "Born This Way" pela primeira vez no 53º Grammy Awards, no Staples Center em Los Angeles, a 13 de Fevereiro. GaGa lançou mais recentemente, o download da música Judas. Não precisa ser inocente para dizer que a música fala de uma mulher que ama um fulano chamado Judas e que este a trai. Fala sério, não é? A música fala de um Judas e, este Judas é o Judas da bíblia.

Quando ele vier a mim, estarei pronta
Lavarei seus pés com meu cabelos, se preciso
Perdoarei quando sua língua mentir por causa de seu cérebro
Mesmo depois dele me trair três vezes

      Judas Iscariotes, sim, o discípulo que traiu Jesus. Na letra da música de GaGa confunde as traições de Pedro com a de Judas, pois foi Judas quem entregou Jesus para os judeus romanos, enquanto que, Pedro negou Jesus três vezes antes do pôr-do-sol. “Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus; Para onde eu vou, não podes agora seguir-me; mais tarde, porém, me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu Jesus: Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo até que me tenhas negado três vezes.” João 13: 36-38. Nesse refrão acima ainda vemos a citação bíblia da mulher que, através de uma adoração extravagante lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e enxugou-os com seus cabelos. Esta mulher se chama Maria Madalena e podemos ver este exemplo através desta passagem bíblica: “E, voltando-se para a mulher, disse a Simäo: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e näo me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.Näo me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, näo tem cessado de me beijar os pés. Näo me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe säo perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te säo perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.” Lucas 7: 44-50
  
Eu quero amar você
Mas algo me afasta de você
Jesus é a minha força
Judas é o demônio a quem agarro
A quem agarro

      Jesus é sua força? Como assim? Judas é o seu demônio? Agarra-se nele? O demônio? Que confuso isso não é? Depois não venham me dizer que a música não contém uma mensagem subliminar. Subliminar sim, pois tem duplo sentido e basta ser apenas um leitor leigo da bíblia para saber disso. Agora me diga, com que finalidade?

Eu vou derrubá-lo, trazê-lo para baixo, para baixo
Um rei sem coroa, um rei sem coroa.

      Talvez a pior citação de GaGa nesta música esteja contida neste refrão que se repete duas vezes ao longo da canção. Quem seria este rei sem coroa? Levá-lo para baixo? Aonde seria este “mais embaixo”? Para mim, isto é o cúmulo, pois Jesus é o Rei da Glória, Ele é o Rei da Glória. “Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.” Salmos 24: 8
      Obviamente que estou longe de ser um desvendador de mensagens subliminares, mas acredito que com o pouco que tentei explicar dá para perceber o cunho maldito desta música. Também é óbvio que ela fará sucesso, pois tudo que GaGa canta vira hit. A minha intenção não é fazer ninguém odiá-la, mas quem têm ouvidos, ouça, e quem têm olhos, veja. O que nos espera do clipe que está previsto para ser lançado no mês de maio? Ao que tudo indica, GaGa virá como Maria Madalena e um ator como Judas. Esta seria uma forma de caricaturar um amor de Judas por Madalena? Uma deturpação do que as Escrituras nos ensinam? É esperar para ver.
"Confesso que fiquei indignado com a letra desta música mas, é isso mesmo. Eu não posso mundar o mundo sozinho não é? Estou esperando as críticas a mim também, pois sei que muitos fãs de GaGa reprovarão minha atitude assim como eu reprovei a dela. Fazer o quê não é? Abraços. GOD BLESS."

14 comentários:

  1. Leeti

    Bem, que Lady Gaga é mesmo gagá ninguém duvida (y)
    kkkk'
    Beijão ;*

  1. Patrícia N.

    Cara,pode ser que te reprovem MAS EU CONCORDO TOTALMENTE.
    A Lady Gaga é pura apelação, falta talento e sobra aproveitar tudo de ruim que há do mundo para iludir milhões de pessoas. Eu não sou muito presa á religião, mas é claro que esta mulher, ou sei lá o quê, usa mensagens subliminares contra o Cristianismo em suas músicas,videos e tudo mais.
    Infelizmente,é o que esta geração gosta né?
    Tem selos pra ti lá no blog http://complicatedimperfect.blogspot.com/2011/04/selos.html

    Fica com Deus.

  1. Jackie

    Foi bom mesmo ter falado nisso. Não fico contra. Ouço e adoro a Lady Gaga, mas não pela letra e sim pela coragem que ela tem de ser diferente. De vesti o que quer e falar o que quer sem se preocupar com as críticas. Ela me surpreende em cada clipe que aparece na televisão. É cada um mais "estranho" que o outro. Tem gente que gosta, tem gente que não gosta, tem gente que se ofende. Eu, não ligo muito. Ela sabe o que faz, com certeza. Mas, acho muito arriscado falar sobre Deus e Jesus dessa maneira. Nem todos são a favor. O clipe que mais me assustou até agora foi Alejandro, principalmente na parte em que ela engole um terço. Mas, acho que ninguém liga pra isso. Pelo menos é o que eu acho, porque ela tem bilhões de fãs. Vindo da Gaga, acho que ela pode nos surpreender ainda mais no futuro.
    Beijos. *-*

  1. Leila Ice Girl

    Olha, em se tratando de Lady Gaga esperamos qualquer coisa!

  1. ♥MáH♥

    Também não curti a música. Achei de péssimo gosto, e nem evangélica eu sou.


    Bom Feriado!

    http://resenhandomm.blogspot.com

  1. PODE FUÇAR...

    Nossa cada uma . Essa Gaga não para de provocar mesmo. Já diria Chester Bennington do Linkin Park :
    " Não que eu odeie o pop, mas acreio eu que ele já esteja saturado demais. As músicas se tornam comerciasi e os canteores cada vez mais ousados e desreipeitosos ... se torna chatoi " . Vlw por citar o Linkin Park . 11 anos ainda no auge, e 15 anos de carreira. Eita força. Até mais. Belo post . A to te seguindo com meu novo blog, me segue lá tbm.

  1. PODE FUÇAR...

    Lady Gaga é meio doida... só pode.

  1. Iasmin Cruz

    oi, seguindo.. segue tb ?
    http://iasmincruz.blogspot.com/

  1. Bianca gs.

    Nunca fui com a cara dela.
    Sabe, acho esse povo que faz sucesso da noite pro dia muito estranho, sempre fico com pé atrás.
    E já ouvi tanto dela.
    E vejo também com minhas proprias conclusoes assim como voce fez nesse post sua analise.

    Amei o lay novo.
    Fazia tempo que eu nao vinha aqui hein :/ rs
    beijos

  1. Débora Rodrigues

    Ainda não tinha visto a letra dessa música, mas tinha escutado falar. O cúmulo mesmo, sem dúvidas. E é como você disse: quem tem ouvidos, ouça; quem tem olhos, veja.
    Concordo muito com você sobre isso.

    Cara, tava com tanta saudade daqui. E estou com saudade de você. Sumiu por quê? Não faça isso! Como estão as coisas? :)

    Beijo grande :*

  1. Missi

    Oii linda, estou reunindo todos aqueles blogs que tem perfis de divulgação, e que eu particularmente gosto muito em minha comunidade Perfis de Divulgação de Blogs, e gostaria que você participasse *-*

    (Não é vírus) !

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114529010

  1. Patrícia ♥

    Que lindo o seu cantinhoo..
    adorei aqui!!

    estou seguindo..
    retribui??

    beijos
    http://pathyoliver.blogspot.com
    http://momentosdapathy.blogspot.com

  1. Aline Diedrich

    Ótima análise! Concordo com vc! Infelizmente as pessoas não selecionam... Apenas aceitam o que a indústria cultural tenta nos "empurrar"

  1. Marcus Alencar

    Depois do vestido de carne, não duvido de mais nada. Nem me surpreendo com o fato de que músicas como Telephone também possam ter esse caminho, como você falou. Felizmente, Lady Gaga será passageira e, em breve, cairá no esquecimento assim como tantas outras.

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.