Leandro Mazzini confere palestra em uma tarde de autógrafos para corpo discente e docente da UFMA no lançamento de seu livro em São Luís

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , ,

      
      Que dia é hoje? Que dia é hoje? Que data comemora-se no 1ª de abril? O dia da mentira! Mas, aquietai-vos! Não perderei tempo falando-vos de um dia tão torpe e desnecessário. Começo contando-lhes  uma experiência muito importante que pude ter neste dia pitoresco. Hoje, na minha faculdade, o jornalista e escritor brasileiro Leandro Mazzini deu o ar de sua graça para os estudantes de Comunicação Social lançando seu segundo livro “Corra que a política vem aí...”.
      O livro conta de forma bem humorada os bastidores da política no berço político do Brasil: Brasília. Diversas crônicas são retratadas no livro fazendo com que todo o misticismo que o brasileiro criou sobre a política caia e veja que falar e entender de política não é coisa restrita apenas para os “possuidores do entendimento”, mas é algo que é de livre acesso para todo aquele que busca esse conhecimento. O livro "Corra que a política vem aí...", editado pela Litteris Editora, é o segundo ao autor. Em 1999, ele lançou na Bienal do Rio a obra "O Espelho de Vida", contendo trinta crônicas.
      O evento foi um marco para todos os calouros que se encontravam no local e além de contar sobre como decidiu escrever seu segundo livro, Leandro Mazzini explanou para os estudantes de Comunicação como é a vida de um jornalista e como todo jornalista deve possuir amor pelo o que faz, pois os contratempos e as ciladas do destino contra os profissionais desta área serão muito grandes, mas, a paixão pelo o que fazemos é a força motivadora. O jornalismo ultrapassa a escrita.
      Algo que se pode deixar registrado é a importância de três livros que, segundo Mazzini, são de extrema importância para todo jornalista político: a Constituição, a Gramática e a Bíblia. Agora você se pergunta: qual a relação dos três livros? Segundo Mazzini, todo jornalista deve está respaldado naquilo que escreve e para quem disserta sobre política não há inspiração melhor do que a Constituição Brasileira. A gramática está aliada ao fato de que todo jornalista, no mínimo, deve escrever corretamente e a bíblia está vinculado ao fato de que, só e somente através dela, o jornalista encontra a solução para as loucuras que escreve a cada fato que surge.
      Mazzini termina a sessão com várias perguntas feitas pelos estudantes da área que não perderam a oportunidade de reter aquilo que é bom do jornalista mineiro-carioca-brasiliense, se assim podemos denominá-lo. Leandro Manzzini, atualmente, escreve em uma coluna sobre política no JB Online além de apresentar um programa na Rede Vida. Mazzini é formado em Jornalismo há 12 anos e é pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB, além de se considerar um jornalista multimídia.
      Como fora dito no início da matéria, Mazzini viera a São Luís para divulgar seu segundo livro e após uma tarde de autógrafos e palestra para os estudantes e corpo docente da UFMA se deslocou para a Faculdade São Luis onde também lançou seu livro além de conceder mesma palestra ao corpo docente e discente da instituição e inaugurar o projeto "Para não dizer que não falei de...". Mazzini já lançou seu livro em várias capitais do Brasil e, brevemente, o lançará em Goiânia e em sua cidade natal, Muriaé (MG).

"Gostaram dessa minha vertente jornalística? De fato, foi muito boa essa tarde e, óbvio, todos os jornalistas que aparecerem na minha frente eu vou sugar-lhes todas as informações que puder, afinal, eles são hoje o que pretendo ser amanhã e não há profissionais melhores do que eles para me ensinarem em que caminho devo seguir. Espero que tenham gostado da minha pequena matéria informativa. Já é um começo, minha gente amada e idolatrada. Forte abraço. GOD BLESS."

16 comentários:

  1. Lucas Stefano

    Que bom que vcê teve uma tarde abençoada, e que todos esses aconteceimentos só sirvam de incentivo para você se guiar pelos trilhos do jornalismo. Belo post. Descrito de maneira leve e versátil . É legal de ler. É um daqueles tezxtos que não são pequenos, mas a gente lê do início ao fim sem cansar . Passou a idéia . Parabéns.

  1. Allan Penteado

    Infelizmente eu tenho estado mesmo longe meu amigo, distante não só do blog mas de muitas outras coisas, tenho tido grandes decepções com algumas pessoas e até mesmo comigo mesmo, eu venho esperando por uma resposta do Senhor e tenho sentido muita vontade de estar mais na presença do Sr. tenho sentido muita falta do blogger e principalmente de você e de outros amigos que encontrei aqui. Sabe Italo eu preciso amadurecer em algumas coisa e deixar de ouvir críticas destrutívas que têm me feito muito mal. Abraço.

    PS: NÃO PRECISA ACEITAR O COMENTS (A MENOS QUE QUEIRA)ACABEI NEM LENDO O POST POR QUESTÃO DE TEMPO. DESCULPE.

  1. Alina Gonçalves

    Muito bom eim,tem muuuito jeito pra coisa.Sobre o jornalista em questão,a melhor parte foi ele ter citado a importancia daqueles três livros,na minha opinião, importantes para cada um de nós.Parabéns querido,Deus te abençoe nessa caminhada:)

  1. Pegadas do Coração

    Fico feliz por saber que está tudo bem, Ítalo! Deus sempre está perto dos seus filhos. Parabéns!Preciso falar com você, o quanto antes, melhor.
    Abraço.

  1. Juliane Bastos

    - oooi :) .. to passando pra dizer que tem um presentinho pra você aqui > http://juliane-bastos.blogspot.com/2011/04/desde-04042010.html < .. é de agradecimento por fazer parte da história do meu blog. obrigada por tudo, beijos :*

  1. Yo ! Mizuki

    Aneeu seu blog , enfim *-* ja to seguindo ele mto legal

  1. Dimas Bertolucci

    Super legal seu blog.
    Parabéns!


    http://villacosmetica.blogspot.com

  1. Karla Hack dos Santos

    Nossa.. que legal!
    Adoraria ter ido...

    ;P

    Faz um tempo que estou me ensaiando para ler este livro... Agora acho que vou ter que ler.

    ;D

  1. JhonSiller

    Quero ler o livro

  1. DarKblog

    Legal, gostei do texto, escreve muit bem, ótima ortografia! Sim, vc tem bastante jeito para isso, escreve muito bem =)

  1. """""Plusaatiion """"

    gostei muito d blog e principalmente do que foi exposto sobre a palestra pareceu realmente muito interessante .



    http://www.blogescolhas.co.cc

  1. Duo Postal

    Também concordo que o jornalista, principalmente os estudantes, têm que amar consideravelmente a profissão que escolheram. Fiquei na curiosidade de ler este livro.

  1. blogoutrolado

    adorei seu blog parabens

  1. Stella Valim

    ótimo post e você escreve bastante bem, adorei a forma como você falou do jornalismo e tudo, um ano atrás eu queria ser, mais minha cabeça mudou um pouco,parabéns pelo blog!
    http://plush-love.blogspot.com/

  1. KGeo

    o primeiro de abril é muito nescesário para finalmente falar na cara da pessoa tudo que pensa.

  1. lemazzini@hotmail.com

    Caramba, que belo texto, Italo. Um abr do Mazzini

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.