O Massacre de Realengo

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , ,

      
      O Brasil tem passado por grande período de comoção social com o Massacre de Realengo. Quem poderia imaginar que um caso desses aconteceria em território brasileiro? Quem poderia pensar que um garoto comum seria capaz de cometer algo tão malígno, cruel e de cunho imperdoável? O que motivou este ser a se tornar alguém tão indesejável no Brasil e no mundo? Muitas perguntas e, às vezes, sem muitas respostas.
      Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, adotado, calado, suspeito, icognável, misterioso, inteligente, assassino, cruel, suicida. Estes são alguns dos adjetivos que podemos citar a cerca de tal pessoa.  Wellington, o atirador de Realengo entrou para história. Assim como o Massacre de Columbine, o mundo não conseguirá esquecer o Massacre de Realengo.
      O massacre de Columbine aconteceu em 20 de abril de 1999 no Condado de Jefferson, Colorado, Estados Unidos, no Instituto Columbine, onde os estudantes Eric Harris (apelido ReB), de 18 anos, e Dylan Klebold (apelido VoDkA), de 17 anos, atiraram em vários colegas e professores. Harris e Klebold deixaram uma nota, encontrada perto dos corpos: "Não culpem mais ninguém por nossos atos. É assim que queremos partir". Faltavam apenas 17 dias para o fim do ano letivo. Ao todo Eric e Dylan mataram treze pessoas entre alunos e professores por não se sentirem aceitos pelos colegas.
      Um irmão de Wellington que preferiu não se identificar por temer retaliação disse a um jornal: “Desde pequeno ele tinha distúrbio mental e sofria isso que chamam de bullying”. Ele era costumeiramente ridicularizado pelas meninas por causa de sua aparência. “Lembro do dia em que ela chegou com aquela criança assustada no colo. Ele tinha de 6 a 7 anos quando começou a tomar remédios controlados.” A cerca disso, o irmão de Wellington esclarece que o mesmo sofria de esquizofrenia.
      Segundo o irmão de Wellington, por volta dos 13 anos de idade, ele parou de tomar os remédios: “Desde então sua esquisitice só piorou. Ele tinha obsessão pelo Velho Testamento da Bíblia”. Wellington piorara ainda mais quando seus pais morreram e lhe deixaram sua casa em Sepetiba, no Rio de Janeiro. Acredita-se que há cerca de dois anos ele vinha planejando o ataque. Segundo testemunhas, era viciado em internet, passou a ler manuais de fabricação de explosivos e manuseio de armas, além de pesquisar atentados terroristas, com predileção por homens-bomba do Oriente Médio. Ele tinha preferência por cenas violentas e foi censurado pela família por comentar com empolgação o atentado contra Nova York, em 2001.
      Wellington ainda possui mais cinco outros irmãos onde três moram no Distrito Federal. A família de Wellington sofre com a atitude do irmão. Alguns irmãos foram afastados dos seus empregos e muitos temem se manifestar temendo que a população os venha culpar. Culpar de quê, afinal? Porventura há culpa para eles em decorrência do crime cometido por seu irmão? Os Oliveira Alves, irmãos adotivos de Wellington se manifestam em relação às famílias das vítimas através de um irmão dizendo: “Sou pai e avô e posso sentir o tamanho da dor dessas famílias. A única coisa que podemos fazer é lamentar do fundo do coração.”
      O Massacre de Realengo deixou 11 mortos sendo dez meninas e um menino. Acredita-se que a preferência de Wellington na execução de meninas se deu por, no passado, as meninas de sua escola terem “caçoado” de sua aparência. Wellington utilizou duas armas ao mesmo tempo e descarregou mais de 60 balas. Ele deixou uma carta-testamento onde faz questão de se apoiar em um fanatismo religioso e, tenta pedir perdão pelo o que fez. A carta ainda relata que o desejo de Wellington é de que a casa herdada pelos pais seja convertida em uma ONG para proteção dos animais. Na carta há fortes indícios da premeditação do crime e de seu suicídio após o feito, pois nela consta um trecho em que ele deseja ser enterrado ao lado de sua mãe e, ser velado em um lençol branco e desnudo.
      Este massacre me fez lembrar outro massacre (fictício) ocorrido na série americana chamada Grey’s Anatomy. O final da sexta e início da sétima temporada contam a história do Sr.Clark, cuja mulher teve morte cerebral atestada pelos médicos. Ele retorna ao hospital para se vingar dos Drs.Shepherd, Webber e Lexie Grey, médicos que diagnosticaram e autorizaram o desligamento dos aparelhos da Sra. Clark. Ao encontrar médicos, atira neles, pois acredita que "está evitando mais mortes causadas dentro desse hospital. Morreram nove médicos do Hospital de Seattle.
      O sentimento do povo brasileiro é de desolação ante ao fato ocorrido. A cantora Pitty escreveu em seu twitter que o povo brasileiro não precisa importar crimes hediondos, pois já enfrenta os seus muitos. O que nos resta é orar, rezar, emitir vibrações positivas para as famílias das vítimas. Há muitas coisas ocultas nessa história e o perfil do atirador ainda não fora traçado. São muitas perguntas correlacionadas a ele que talvez nunca sejam esclarecidas.
      Um fato curioso que me chamou atenção foi acerca do Massacre de Columbine. Cassie foi morta quando Eric e Dylan a perguntaram se ela acreditava em Deus. Se ela dissesse não, eles poupariam sua vida, mas ela disse sim, mesmo sabendo que seria morta, apesar do que, tal especulação jamais foi confirmada pelo FBI. Este fato serviu de inspiração para a música "Cassie", escrita por Lacey Mosley da banda Flyleaf, e "This Is Your Time", do cantor e escritor Michael W. Smith, em homenagem a Cassie Bernall, uma das estudantes assassinadas.

"Que tragédia, que massacre! É óbvio que não poderia deixar de mencionar este fato no meu espaço. Confesso que estou muito triste pelo ocorrido, pois nunca imaginei que algo parecido e doentio pudesse ser feito em terras brasileiras. Que Deus conforte as famílias das vítimas. Não há quem culpar, pois o verdadeiro culpado tratou de aniquilar a si mesmo. Em LUTO pelas crianças. GOD BLESS."

27 comentários:

  1. Nátaly Neri Napoli

    Realmente, o corrido foi lastimável. A dor que as famílias devem estar sentindo deve ser indescritível. é triste ver acontecimentos como esses em terras brasileiras, tão próximo de nossa realidade. Talvez esse seja um alerta, contra o bullying que vem se tornando mais forte a cada dia nas escolas, deve haver um maior controle psicológico de crianças com pré-disposições a distúrbios psicológicos.
    Isso tudo deve ter servido de lição para muitos, nada é em vão. Aconteceu, agora só nos resta lamentar, afinal, é como dizer, para se morrer só basta estar vivo.
    Ótimo o blog, estou seguindo, aqui está o meu, caso queira seguir ou comentar, mas não faça isso só por que estou seguindo ou comentando o seu, mas só se o que eu escrever for relevante para você.
    Beijos.

    www.ealemdomais.blogspot.com

  1. Nátaly Neri Napoli

    Realmente, o corrido foi lastimável. A dor que as famílias devem estar sentindo deve ser indescritível. é triste ver acontecimentos como esses em terras brasileiras, tão próximo de nossa realidade. Talvez esse seja um alerta, contra o bullying que vem se tornando mais forte a cada dia nas escolas, deve haver um maior controle psicológico de crianças com pré-disposições a distúrbios psicológicos.
    Isso tudo deve ter servido de lição para muitos, nada é em vão. Aconteceu, agora só nos resta lamentar, afinal, é como dizer, para se morrer só basta estar vivo.
    Ótimo o blog, estou seguindo, aqui está o meu, caso queira seguir ou comentar, mas não faça isso só por que estou seguindo ou comentando o seu, mas só se o que eu escrever for relevante para você.
    Beijos.

    www.ealemdomais.blogspot.com

  1. @iamvictor_

    horrivel isso que aconteceu

  1. Luci

    O mais estranho é que pelos relatos ele sempre demonstrou precisar de uma atenção maior e ninguém viu. As pessoas viam que ele era estranho e tinha idéias estranhas (como o atentado ao Cristo) e ainda assim ninguém foi capaz de fazer nada. Quem sabe se ele tivesse recebido um atendimento especializado isso não teria acontecido.

    http://vivaiona.blogspot.com/

  1. Dimas Bertolucci

    Isso ficará para sempre marcado na vida dos brasileiros.


    http://villacosmetica.blogspot.com

  1. Raquel Oliveira

    Sabe, eu fiquei tão triste com isso.. Meu Deus, como é que uma pessoa é capaz de fazer isso? Meu Deus.. sem palavras.. apenas em minhas orações, peço à Deus que tenha misericórdia dessas familias que perderam seus filhos, sobrinhos, enfim... confortando, e trazendo animo..

    Pois é um momento muito dificil..

    Em luto, por essas inocentes crianças que partiram!!!

    http://geracaoirreversivel.blogspot.com/

  1. Karine Lima

    triste é a comunidade do orkut: "luto oficial, essa aqui apareceu na globo"
    Não sei se vomito,ou soh choro. Fazer sensacionalismo e auto-promover a partir de uma coisa triste dessas...

  1. @juusep

    Nossa, este crime me tocou muito, estou muito abalada por ele, sério. Crimes com crianças, para mim, são IMPERDOÁVEIS! Estou em choque, nem tenho o que falar, sobre isso.

    Beijo. [lay com branco e vermelho me lembra tragédias :SS Prefiro o outro.]

  1. Marionete Sagaz

    Sem dúvida foi um caso atípico no Brasil, mas não concordo com a forma sensacionalista com que a mídia trata tais assuntos. O que aconteceu foi trágico e o que deverá ser feito em relação ao mesmo está bastante claro: mais segurança nas escolas (aliás, não só nas escolas) e tratamento adequado aos que sofrem de transtornos mentais (aliás, a saúde pública está um caos).

    Não há quem prender e, mesmo que tivesse, o destino seria um manicômio judiciário – só. Não há motivo para os meios de comunicação passarem dias e mais dias falando em “círculos”.

  1. CAMILA DE ARAUJO

    Sinceramente este foi o melhor relato dando ênfase a história e personalidade do atirador que eu li, incluíndo outros meios de comunicação.
    Parabéns! Volto aqui novamente com certeza!

    http://papel40kg.blogspot.com/

  1. Lucyano Jorge

    Manuscrito perfeito...só desejo que os familiares das vítimas encontrem a paz.

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

  1. Murillo

    Existem infinitas realidades e modos de viver que levam pessoas ao desespero. Aliás, acho que o acontecido tem tudo a ver com desespero. Desespero é algo muito triste, que cega as pessoas e expulsam toda a beleza da verdadeira realidade, fazendo-os assim, criar um mundo paralelo onde não se pode enchergar o amor, mas sim toda a dor.
    Tenho pena de quem vive às margens de uma sociedade bruta e sem amor, sem compaixão. O mau se torna cada vez maior ao ponto de cegar o amor.
    Não estou defendendo ou justificando algo, só realmente lamento que sentimentos assim preencham um coração que tem infinitas possibilidades de amar, somente amar.

  1. Fearless

    Decepcionante saber que, daqui a pouco, outra tragédia acontece e essa será 'esquecida, deixada de lado'. Eu só rezo pra ficar bem, comigo que também sou estudante, pra essas famílias e pra esse país.

    Se é que tem jeito pra ele.

  1. Aline Diedrich

    Acho que todos nós, brasileiros, ficamos tristes com o que aconteceu... É triste também ter de acontecer tragédias como essa para que a segurança nas escolas e o bullying sejam refletidos...

  1. Stella Valim

    O que aconteceu foi muito lastimável mesmo, e só fez causar dor, acho que quando sofremos não devemos descontar essa dor com quem não tem nada a ver com isso, sucesso =)
    http://plush-love.blogspot.com/

  1. Leila Ice Girl

    eu não consigo imaginar nada, absolutamente nada que justifique, que dê uma causa sequer para um ser humano agir dessa maneira. Sem palavras.

  1. layla w

    é realmente triste essas coisas. O que nos resta a fazer, é pedir a Deus pela vida de cada um.
    bjs

  1. Pâm Lobo

    O massacre foi horrendo mesmo, mas devemos lembrar que o Massacre de Realengo foi muito diferente do Massacre de Columbine. Enquanto este último foi por causa do bulying sofrido pelos assasinos, ainda não descobriram a real motivação de Welligton ter feito o que ele fez. Agora, só nos resta orar por essas pessoas (alunos, funcionários e familiares, para que Deus possa acolhê-las e amenizar-lhes o sofrimento.

    http://pamlobo.blogspot.com/

  1. PRISCILA CELINA SANTOS

    Realmente é muito triste. uma dor que nao tem explicação lamentável e sem palavras. pessamos a todos que orem muito por essas crianças que infelizmente tiveram suas vidas tiradas de uma maneira muito cruel e tambem orar pelos seus pais para que deus lhes de forças pra seguir a vida em frente. A pergunta é aonde vamos parar com tanta violencia no mundo o que esta acontecendo, qual a explicação pra todas essas perguntas. eu nem sei por onde começar. A ESSAS CRIANÇAS QUE DEUS ILUMINE SEUS CAMINHOS. ESTOU MUITO ABALADA COM ISSO POIS TENHO DOIS SOBRINHOS É UMA DOR QUE NEM SEI EXPLICAR

  1. edna

    vendo tudo qe aconteceu espero que o homem de modo geral,acabem com o preconceitos contras as pessoa ,quando humilha cassoa faz pouco e quando se acham melhores,pois tudo tem suas consequecias crinças em escolas sofrendo com o que os outros pensam e fazem com eles.triste mais é a realidade,porque humilhar? por que ridicularizar?porque mexer com a mente de um ser; até ele cometer atos abminavel,sei que nada justifica os atos desse rapaz,mais aparti de agora possamos fazer diferente,depende de cada um pra que uma tragedia dessa não aconteça novamente.jesus nos ajude

  1. Anônimo

    pra mim tudo esta muito claro,ele era acompanhado por espirito ruim que manipulava e induziu a cometer esses crimes pensamentos negativos atrai o diabo,ele cumpriu a missao que o diabo ordenou,é triste e lamentavel um ser humano naum acreditar em Deus...

  1. Anônimo

    POR ISSO QUE NINGUEM DEVE FICAR CAÇOANDO DE NINGUEM, NINGUEM É PERFEITO, ENTÃO NÃO FIQUEM TIRANDO SARRO DA CARA DE ALGUEM PORQUE TEM ALGUM DEFEITO, POR ISSO É QUE ACONTECE ESSAS TRAGÉDIAS.

  1. Anônimo

    O que aconteceu foi horrível,mais devemos colocar também em discursão o que ele sofreu.Não é facil para as famílias eu sei e nada justifica o que fez,mas ele também foi vitima.Vitíma de uma sociedade cruel

  1. Marcos de Sousa

    Deixei selos para você lá no blog. Depois passe lá para buscar.

    http://omundosobomeuolhar.blogspot.com/2011/04/amicitia.html

  1. Forum Celular espiao

    Gostei muito deste site e por isso resolvi colocar uma mensagem para conhecimento de todos. Já existe uma maneira de se fazer grampo de celular. Chama-se telefone espião. Você pode encontrar no site www.celularespiao.net

  1. web

    Dica:Ganhe Dinheiro com seu Blog -Cadastro Grátis
    Amigos, segue uma dica muito interessante a todos que possuem um Blog ou Site!

    Cadastre-se Gratuitamente no Programa de Afiliados TV2010.
    Ganhe Dinheiro com seu Blog ou Site! É muito lucrativo!

    São R$ 15,00 por cada venda + R$ 15,00 por cada afiliados que se cadastrar (mesmo que ele não venda nada) + R$ 5,00 por venda de seus indicados.

    E o melhor de tudo isso é que é GRATUITO...vc não gasta nem 1 centavo. Só Recebe seus rendimentos!

    Mais informações e Cadastro
    Acesse: www.dinheiroviaweb.com

  1. Jackie

    Esse caso foi assustador. Não há nem palavras para descrevê-lo. Eram apenas crianças indo para a escola e não tinha nada a ver. Só um doente mesmo para fazer isso.
    Essa música da Lacey é muito linda e também é muito comovente.
    Paz pra esse Brasil e que isso não se repita!
    bjos

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.