Parabéns, JORNALISTAS!

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , ,

        
      Não há como deixar de escrever para vocês em um dia tão importante para mim. Dia 7 de abril é comemorado o dia do jornalista no Brasil. É uma data especial que nunca deve ser passada em branco pelos profissionais da área de Comunicação. Este dia é um marco para todos aqueles que acreditam, lutam e amam a profissão. O jornalismo é o fato diário, é a notícia pura sem censuras, o jornalismo é crédito.
      O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa. É comemorado no Brasil em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o "Dia do Jornalista". 
      O jornalismo no Brasil sofre um dos seus piores momentos. É bem verdade que na época da ditadura militar (1964-1985) a situação dos jornalistas era muito complicada, mas, nos atuais dias o diploma do profissional fora caçado pelo Supremo Tribunal Judicial do Brasil. O judiciário (patrocinado pelos grandes empresários) adotou um ponto de vista de que qualquer pessoa dotada de conhecimento pode ser capaz de escrever e, por assim, fazer uma matéria sendo capaz de se autodenominar jornalista.  
      "Os jornalistas diplomados serão identificados como 'jornalista profissional', mas o resto do mundo será identificado apenas como 'jornalista', sem nenhum critério. Isso quer dizer que analfabetos, menores e até mesmo criminosos poderão ter o registro", contesta Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).
      Esta atitude não leva em conta os anos estudos e todo o conhecimento obtido pelos profissionais desta vasta área da Comunicação e leva ao descontentamento de grande maioria. Hoje, muitas pessoas desistiram do sonho de se tornarem jornalistas pelo simples fato de o diploma não ter o mesmo valor diante de alguém com uma "habilidade comunicadora aguçada". Isso também não foi motivo para que outros tantos desistissem do sonho de se tornarem grandes profissionais na área jornalística.
      A questão da cassação ou não do diploma do jornalista é uma questão que ainda deve ser tratada com maior veemência. A classe luta para a revogação da lei, mas como sempre, percebemos que a justiça do Brasil caminha para beneficiar aos poderosos e apenas justificar suas falhas com aqueles que realmente precisam da efetivação da lei.
      O jornalista deve e merece ser respeitado. Ele foi, é e em muitos momentos será muito importante para a transmissão de informações em nível global para a população. Segundo Paulo Francis, "Jornalismo é a segunda mais antiga profissão." Marguerite Duras conclui que "Os jornalistas são os trabalhadores manuais, os operários da palavra. O jornalismo só pode ser literatura quando é apaixonado."
      Há quem diga que a  profissão do repórter, do jornalista, é semelhante a missão dos profetas bíblicos, os quais trazem boas ou más notícias e denunciam o que há de errado no mundo inteiro. Vocês devem conhecer a história de Tim Lopes, um jornalista que morreu por denunciar a ação dos traficantes nas comunidades do Rio de Janeiro. Morreu queimado; sofreu até a morte por amor a sua profissão, amor a uma causa.
      Costumo dizer que sou a poeira de um escritor e um jornalista por amor. Amo a profissão e decidi tê-la em minha vida ao momento em que a sua liberdade fora caçada. Sei que um dia terei o meu DRT em jornalismo e que, independentemente de um diploma, atuarei na profissão que escolhi seguir.
 "Quem acompanha o que escrevo sabe que amo a profissão e me identifico bastante apesar de pouco saber do universo jornalístico mas, o que importa? Eu sei que um dia saberei e serei um excelente jornalista. Falta de humildade? Não. É por que eu teho que amar o que faço/farei. Portanto, a você, jornalista, que lê estas humildes palavras: PARABÉNS, hoje é o seu dia! Abraços. GOD BLESS."

16 comentários:

  1. Lucas Stefano

    Que legal o seu post. Também me identifico bastante com a profissão, mas também me dou bem com música. E agora : Engenharia de som ou Jornalismo ? Berm , só o tempo vai dizer. Tomara que eu me dê bem em qualquer que seja das duas escolhas ( se Deus quiser ). Tu deve está acompanhando o caso do massacre do Rio de Janeiro não é mesmo ? E eu achando que era só países como Estados Unidos que estavam sujeitos a tamanha barbaridade em pleno ambiente escolar. O mundo tá uma loucura msm . Pararemos quando não tivermos mais metal pra fazer balas, aí como diria Albert Einsten " Faremos uma quarta guerra mundial com paus e pedras ... " . Até mais.

  1. Nathy

    Esqueci de parabenizá-lo no twitter hj, mas quero deixar aqui o meu desejo de muito sucesso para ti! Vc merece!!! Um grande abraço!

  1. CAMILA DE ARAUJO

    Admiro muito os profissionais que fazem o dia-a-dia, afinal, o jornalismo é uma profissão humana, social e cultural, com uma responsabilidade e papel enorme na sociedade que infelizmente anda desvalorizada. Mas não deixa de ser tão bela e importante quanto é para todos nós.

    Parabéns a você e a todos os jornalistas e aqueles como eu que sonham em atuar nessa área!

    www.papel40kg.blogspot.com

  1. Leila Ice Girl

    Com certeza você vai ser um excelente jornalista Ítalo,quanto a isso não há dúvidas! Quanto a inexigibilidade de diploma, acho isso uma puta falta de sacanagem com quem estuda.
    Beijos!

  1. Marcos de Sousa

    Parabéns a todos aqueles que dedicam suas vidas em trazer não só notícias a nossas vidas, mas também cultura e entreterimento.

  1. [ADM] Nunes

    Parabéns a todos nós que de uma certa forma fazemos jornalismo.
    seguindo se puder me siga.
    http://arte-natela.com marcando presença aqui.
    abraço

  1. Rubi

    Mas que legal *-*
    Eu particularmente não sabia.
    Não tem como não admirá-los.

    Parabéns pelo post!

  1. Filipe Dias

    è ima profissão que eu gosto, não faria por falta de vocação( muitos não deveram fazer e fazem) Porem que que tem vocação, a maioria, ainda bem, Fazem om uma beleza, com arte que da gosto de ver ouvir ou ler suas matérias, em qualquer tema que tenha escolhido.

    Parabéns jornalistas :P continuem assim.

    PS: se um dia vcs virarem reportem televisivo, não perguntem se a pessoa esta sofrendo ou se sente muito dar depois que a mae ve o filho morrer, isso é chato, mas se perguntarem não deixem o microfone na cara da pessoa quando ela nao respnde..rs( é desse tipo que não gosto)(talvez esteja confundindo as coisas, rs)

    http://www.umcontoemeio.blogspot.com/

  1. Coisas e coisas

    Cara. Amei seu blog!

  1. Diego - Os Cara é Foda...

    é eu também me identifico muito com um Jornalista, apesar dos meus textos ser todos humorísticos, mais de uma certa forma eu passo uma informação (as vezes)

    Feliz Dia do Jornalista!

  1. Taynara Ambrósio

    Parabéns pelo dia do jornalista. É uma profissão belíssima na qual tem que ter muito amor e dedicação, inovação também!
    Te desejo uma carreira fantástica, e que não almeje somente o sucesso profissional, mas também o sucesso da alma.
    Um grande abraço, grande escritor!

  1. Karine Lima

    O trabalho dos jornalistas é muito importante MESMO. Apesar de alguns abusos que a imprensa no Brasil anda cometendo...
    mas com o tempo isso evolui!
    beeijos

  1. Stella Valim

    Que legal esse post.E parabéns a todos os profissionais desta área que trazem muitas informações todos os dias,parabéns!

  1. Luísa Chaves

    Concordo com você. Convenhamos que o jornalismo no Brasil precisa melhorar em alguns pontos. Desvalorizar o diploma de profissionais da área para deixar qualquer um fazer o que quiser e como quiser com o nome de jornalista, não só atrapalhará a reputação dos verdadeiros profissionais da área, como também não garantirá informações corretas e de qualidade para nós.

    E parabéns [atrasado]! Que você seja muito realizado e continue fazendo o que ama! bjs :*

  1. Thiago Brito

    Muito bom seu blog, adorei suas postgens, muito bom mesmo!
    Estou te seugindo
    Espero sua visita la no meu tbm
    http://essenciaego.blogspot.com/
    bjoo

  1. Alana.

    Já faz um tempinho que não venho aqui, gosto muito do seus textos.
    Teve um momento da minha vida que queria ser jornalista, mas ai percebi que era melhor deixar essa profissão para os bons!kkk'
    PARABÉNS!

    beijos,

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.