I wanna go, Britney?!

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , ,


      
      Que a coroa de princesinha do pop mundial ainda pertence à Britney Spears é inegável. A diva pop, recentemente, lançou seu novo single I wanna Go do CD Femme Fatale acompanhado do próprio videoclipe. Percebe-se nos poucos mais de três minutos uma garota que voltou ao corpo ideal e que continua a encantar milhares de pessoas por onde quer que passe.
      Vale ressaltar que o passado recente de Britney Spears não foi nada agradável. A musa teen se envolveu com drogas, bebidas, casou-se com Kevin Federline, engravidou, perdeu a guarda dos filhos e ainda paga uma pensão milionária para o ex-marido que se perpetuará até que ele torne a se casar. Porém, o que tudo indica é que a cantora deu a volta por cima e após os CDs Blackout e Circus, a garota se encontrou em Femme Fatale , que foi muito bem recebido pela crítica.
      Em I wanna Go, assim como o videoclipe Hold It Against Me, nada mais é do que uma homenagem aos primeiros clipes do musa. Para quem já viu o Hold It Against Me é perceptível que lá aparecem trechos de outros clipes da cantora como Sometimes e Opss... I didn’t Again e em I wanna Go, o diretor Chris Marrs Piliero abusou de referências antigas da musa pop assim como de outras personalidades do cenário musical mundial.
      O clipe I wanna Go retrata o dia-a-dia de uma rockstar (nada muito diferente do que foi demonstrado em Piece of Me) que se revolta com os assédios sofridos pelos paparazzi. Britney pegou referências da rockeirinha Avril Lavigne e utilizou mechas rosadas em seu cabelo loiro assumindo um estilo rockstar bem sensual. A essência de Avril Lavigne é perceptível em muitas cenas, como no momento em que Britney sobe em um veiculo e começa a dar microfonadas à longa distância nos paparazzi que não a deixam em paz. Isso faz alusão ao clipe Sk8ter Boy, de Lavigne.
      Outra influência que se pode observar no clipe I wanna Go é a presença de robôs disfarçados de seres humanos. Seriam estes os humanóides da saga O Exterminador do Futuro? Ainda assim, outro fator que vale mencionar é a presença de um letreiro de cinema em que está escrito: CROSSROADS 2 : CROSS MARDER. Crossroads nada mais é que o primeiro filme estrelado pela cantora pop quando ela era bem novinha e menos sensual. Seria este um prelúdio de uma continuação cinematográfica?
      A publicidade também é forte no clipe. Posso estar equivocado, mas, a cantora que começou a se prostituir (sim, no sentido de se vender ou vender seus videoclipes como estratégia de marketing) foi Lady GaGa em Just Dance e Poker Face em que a “Mother Monster” fez enorme divulgação da marca BWIN. Iniciando a saga de publicidade, Britney Spears e Katy Perry são exímias marketeiras em seus videoclipes e assim como a SONY tirou uma lasquinha no clipe Hold It Agaisnt Me, a WOLKSWAGEN se infiltrou em I wanna Go.
      Spears satiriza outras cantoras pop durante o clipe. Como na cena em que fica em pé num conversível, cantando e dançando. Isto, se não me engano, já foi realizado por cantoras como Rihanna, Katy Perry e até Pink. No final, o produtor musical de Britney solta uma gargalhada sinistra que lembra o clipe Thriller, de Michael Jackson. Seria uma homenagem aos dois anos de morte do Rei do Pop?
      Spears segue a linha mais provocativa, sensual e com letras musicais de duplo sentido para conquistar seus fãs ao contrário de Lady GaGa e Rihanna que se aproveitam de simbologias ditas satânicas e provocações a entidades religiosas para se manter na mídia. Certo ou errado, o que vale ressaltar é que cada personalidade em seu próprio seguimento tem conseguido seu objetivo: o sucesso.

 "Olá meus amiguinhos! HAHAHAHA' Queria mostar um novo lado meu. analisador de mídias! Rs'. Pessoal, se teve uma coisa que gostei nesse primeiro período de Comunicação Social - Rádio & TV foi uma cadeira de Fundamentos da Linguagem Audiovisual. Eu aprendi muitos macetes hiper legais de análise de vídeos e tal. Bom, isso é apenas um rascunho hiper básico do novo vídeoclipe da Britney. Não ia adiantar falar de coisas que grande parte desconhece, mas, postarei o trabalho que fiz para a cadeira mais aperfeiçoado da banda Lifehouse (Broken). Aguardem. Abraços."

14 comentários:

  1. Jorge Lima

    Parabéns pela sua analise. Nunca vi um clipe por esse lado técnico!

  1. Mia

    Ah, eu gosto da Britney, apesar da carreira escandalosa dela. Acho que ela tem bastante potencial e gostaria que ela explorasse melhor outros tipos de melodias para suas canções. Ótimo post. Bjo! (:

    http://miasodre.blogspot.com/

  1. Mário Machado

    Legal treinar a parte técnica. Não comentarei o gosto por que não faz sentido. Bom trabalho.

    Abs,

  1. visitemongohelson

    Britney é uma doida! gosto dela!
    "Baby one more time" é um clássico dos anos 90.
    Confesso que, nos dias atuais, não sei o passa na vida dela, só espero que esteja bem (bem louca, bem bêbada, bem drogada!).

  1. Joperninha

    Parabéns mesmo pela análise.a Britney se perdeu um pouco no caminho, mais parece que se reencontrou.

  1. Jorge Lima

    Ítalo que blog é aquele!
    Atalaias da Fé, é isto.
    Senti um enorme desejo de participar. Se for possível entre em contato comigo.
    É difcil ver alguém que queira falar de DEUS nestes tempos.
    Me senti em casa com este blog.
    Por favor, analise meu pedido. Em que puder ajudar, #farei.

  1. Júh Sodi

    Rascunho hiper básico!? Ah faça-me o favor né?!
    Sua análise está incrível, eu pelo menos adorei!
    É raro encontrar uma análise com argumentos sólidos e a sua está perfeita!

    Quanto ao clipe, não posso afirmar muita coisa prq ainda não vi!

  1. Lulis Paz

    Admito que não sou fã da Brit.
    Mas ela está tentando voltar a ser a Grande Estrela que ela foi um dia.
    Tua análise foi ótima sobre o clipe, que particularmente eu adorei ^^

    To seguindo teu blog, segue de volta e comenta?

    www.luliskd.blogspot.com

  1. Wanderly Frota

    Britney *-*
    Belíssimo texto! :)

  1. leila

    Eu adoro essas coisas, analisar clipes e tal, acho que ia me dar bem numa disciplina dessas. Quanto a Britney, houve um tempo que eu ouvia, mas hoje em dia não suporto a voz dela, ahaha, aliás, a música pop hoje em dia me prende muito poucos.

  1. Bastidores

    Woooow, blog muito maneiro! Gostei demaaaaaais *-* Parabéns e obrigada pela visita!!

    Sucesso!

    iampurplepineapple.blogspot.com

  1. Leeti

    Ah, até que eu gosto da Britney *-*

    Qnto ao meu texto, não se relaciona a mim. Se você ler mais abaixo é dedicado a um amigo que escolheu essa como sua saída.

    Beijinhos ;* s2

  1. Pamela Dal'Alva.
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Mari.

    Eu nem tava curiosa pra ver esse clipe, mas a sua descrição foi tão boa que agora deu vontade. Hehhe! Bacana!

    :)

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.