Desempenho brasileiro nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara 2011

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , , , ,


      Os jogos pan americanos de Guadalajara 2011 acabaram e o Brasil conquistou o terceiro lugar no quadro de medalhas ao lado de Cuba e dos Estados Unidos. Foram quase 15 dias de competição, mais de 6.000 atletas participando de 41 nações e 36 esportes. O Brasil conquistou 141 medalhas sendo que 48 foram de ouro, 35 medalhas de prata e 58 de bronze.
      A natação deu um banho de medalhas. Os nadadores brasileiros conquistaram 25 medalhas sendo que 10 foram de ouro, 9 medalhas de prata e 6 de bronze. Vale destacar a maestria nas piscinas de César Cielo que arrebatou 3 medalhas de ouro, Thiago Pereira que conquistou 4 medalhas douradas, Leonardo de Deus e sua medalha de ouro conquistada sobre grande tribulação nos 200 m borboleta, Felipe França e seu ouro nos 100 m nado peito e para a equipe do revezamento masculino que também foi ouro! Nadadoras como Joana Maranhão e a estreante em pans, Graciele Herrman, surpreenderam e também trouxeram mais medalhas para o Brasil.
      O vôlei brasileiro foi simplesmente brilhante! Nas praias, Juliana e Larissa conquistaram o ouro sob as donas da casa, México, e só nos trouxeram alegria ao lado de Alisson e Emanuel que bateram Cuba na final e conquistaram o ouro pan americano. Quem não torceu e vibrou junto das meninas do vôlei de quadra na final emocionante contra Cuba? A prata sofrida nos Jogos Pan Americanos Rio 2007 estava engasgada e as meninas deram a revanche e conquistaram a medalha mais desejada, enquanto que, no vôlei masculino de quadra a vitória sobre Cuba na final foi tranqüila apesar da não ida do técnico Bernardinho aos jogos.  O Brasil foi 100% no vôlei e o esporte vem se consagrando como potência brasileira.
      A ginástica rítmica foi um encanto dourado. As meninas conquistaram 7 medalhas sendo que 3 foram de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. O conjunto das ritmistas do Brasil faturou os três outros e se consagrou tri-campeã em jogos pan americanos. A ginasta Angelica Kvieczynsky fatu 4 medalhas e mostrou toda a sutileza e elasticidade da ginástica rítmica brasileira.
      A ginástica artística do Brasil foi ao mesmo tempo empolgante e frustrante. As meninas decepcionaram muito. Com atuações decantes e uma série de tombos, a equipe brasileira feminina de ginástica artística nem sequer subiu ao pódio! Isto não acontece desde os Jogos Pan Americanos de Mar Del Plata em 1995. Enquanto isso, a equipe brasileira de ginástica artística masculina brigou ponto a ponto com Porto Rico até que saiu o ouro para o Brasil. Foi a milésima medalha brasileira em jogos pan americanos e a medalha inédita para a ginástica artística masculina brasileira em pans. Um fato histórico e que sempre será lembrado. Diego Hypólito também conquistou mais 2 ouros (salto sobre cavalo e solo masculino) e sua irmã, Daniele Hypólito faturou 2 bronzes (solo feminino e trave de equilíbrio).
      O judô também deu um ippon de medalhas nos tatames, pois foi ouro em quase todas as categorias, de 100 a 60kg, com Luciano Corrêa, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Leandro Cunha, Bruno Mendonça e Masculino Felipe Kitadai. Já Rafael Silva garantiu a prata para a categoria acima de 100kg e Érica Miranda e Rafaela Silva para até 52kg. Foram 9 medalhas sendo que 6  de ouro e 3 medalhas de prata.
      O tênis de mesa trouxe medalha de ouro para o Brasil. Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi conseguiram o feito e ajudaram Hugo a conquistar a décima medalha de ouro em pans. A vela brasileira conseguiu 5 ouros, 1 medalha de prata e bronze. O hipismo brasileiro arrebato 2 bronzes e uma medalha de prata. No atletismo, Fabiana Murer foi medalha de prata no salto com vara feminino, Maurren Maggi foi ouro no salto em distância feminino, Ana Claudia Lemos da Silva, Lucimara da Silva, Adriana da Silva, Rosangela Santos, também conquistaram seu lugar dourado nos jogos pan americanos de Guadalajara.  Leandro Oliveira e Marilson dos Santos também conseguiram o ouro para o atletismo brasileiro masculino e as equipes de revezamento 4x100 masculino e feminino conquistaram o pódio mais desejado para a nação tupiniquim.
      O karatê teve o seu apogeu com Lucélia Ribeiro que nos trouxe a medalha de ouro. No levantamento de peso acima de 105 kg masculino, Fernando Reis, nos trouxe a pesada medalha dourada. Marcel Stümer se consagrou tri-campeão pan americano na patinação artística masculina e trouxe mais um ouro para o Brasil, o handball feminino humilho a Argentina na final e faturou mais um ouro pan americano para o Brasil e Ana Luiza Melo finaliza a equipe dourada do Brasil conquistando o ouro na Pistola de Tiro 25m feminino.
      Apesar do time feminino de futebol ter conseguido a prata, o basquete masculino e feminio terem dado vexame, o handball masculino ter levado a prata sob a Argentina e o futebol masculino ter mostrado que continua sendo um fiasco em pan americanos, o Brasil teve uma ótima campanha em pans fora do país. O Brasil teve 50% dos seus atletas medalhistas, porém, só 26% conseguiram vaga olímpica. Agora é torcer para os que não conseguiram classificação para as Olimpíadas de Londres 2012 e torcer para que, em Toronto 2015, o Brasil venha ser bem melhor do que foi em Guadalajara. Lembrando que os direitos de transmissão das Olimpíadas 2012 e 2016 e os Jogos Pan Americanos 2015 e 2019 continuam com  Rede Record. Será que até lá o veto jornalístico da Tv Globo sob a rede de televisão que mais vem crescendo no Brasil vai permanecer? Pelo visto teremos que aguardar. Valeu, BRASIL.

0 comentários:

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.