Desventuras no DF - Brasília

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , ,


       Há uma semana, mais precisamente, estava retornando de Brasília. Como foram perfeitos os dias na capital federal do Brasil. Com uma breve síntese posso dizer que o que mais fascina na cidade é a arquitetura, o paisagismo, o urbanismo, enfim, uma cidade planejada é bem diferente de uma cidade que não foi. Conheci em poucas horas o PLANO PILOTO de Brasília. Tive a honra de conhecer a IGREJA METROPOLITANA DE BRASÍLIA e ver o quão moderna pode ser uma igreja católica. Sim, afinal de contas, as estátuas de ferro ou aço penduradas na “quase abóbada” da igreja surpreendem qualquer um. Os vidros coloridos e o amplo espaço da igreja me fizeram a seguinte pergunta: aqui é celebrada missas? E sim, com uma leve resposta dos meus guias, Marcos Willian e Dona Francisca, pude ter a confirmação de que no local se celebravam missas.
      Andando pelas ruas e avenidas do PLANO PILOTO fui conhecer a “cuia gigante e emborcada” de Brasília. Sim, para os maranhenses, aquela estrutura em formato circular e emborcado parece uma cuia, algo que é semelhante a uma bacia. O MUSEU NACIONAL é lindo, espaçoso e estava com uma exposição de fotografia fascinante sobre a AFRICA/ANGOLA. A exposição de tema Hereros era do fotógrafo Sérgio Guerra e retratava através das fotos a cultura das tribos angolanas. Havia até algo parecido com um holograma onde uma mulher africana se apresentava em seu dialeto africano. Tive a oportunidade de conhecer a Esplanada dos Ministérios e verificar que o Brasil tem representantes até demais para coisas que podem ser consideradas desnecessárias. Enfim, debater questões políticas em Brasília é algo que parece ser muito normal, certo? A praça dos Três Poderes faz a ligação entre o Palácio do Planalto, que é o local onde a presente Dilma Rousseff trabalha, o Supremo Tribunal Federal, que é o local onde ficam os ministros do STF e onde se localiza a estátua “Justiça”, o Panteão da Pátria e os fundos do Congresso Nacional. No centro da praça dos Três Poderes há  o monumento “Os Candangos”, de Bruno Giorgi. 
      O Congresso Nacional do Brasil é o monumento arquitetônico que mais me fascina. Eu não sou estudante de arquitetura, mas, posso afirmar o quão primoroso ele é. A semiesfera à esquerda é o assento do Senado, e o hemisfério à direita é o assento da câmara dos deputados. Entre eles há duas torres dos escritórios. O congresso ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel. O edifício é situado no meio do Eixo Monumental, a principal avenida da capital brasileira.
      O Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek é grande e bonito, porém, há necessidade de reformas no setor externo. Nada que se compare com a vergonha que os maranhenses passam em relação ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado que de aeroporto ficou mais conhecido como “AeroTenda”, tendo em vista que, o mesmo está em formato de tendas devido o teto ter caído e a estrutura geral do aeroporto já ter se desfeito e hoje ser apenas  uma pista de vôo com compartimentos de embarque e desembarque. 
      Porém, antes de conhecer o PLANO PILOTO de Brasília passei 4 dias insanos na cidade-satélite do Gama e puder ver o quanto a cidade é bucólica e as pessoas, apesar de ter recebido a informação de que as pessoas não sabem dar informações, são bastantes receptivas. Nos posts anteriores vocês puderam ler os dias de CONVENÇÃO INSANA?, portanto, minha estada no Gama se resume a tudo aquilo. Foi um enorme prazer ter estado na capital do Brasil e espero retornar lá mais vezes e conhecer outras partes de Brasília, como o Catetinho, a ponte JK, o metrô e outros monumentos que devido ao tempo não foram possíveis de serem visitados. Brasília é linda, o Gama é lindo, o povo é lindo. Valeu, valeu. 
"O meu MUITO OBRIGADO ao Marcos Willian e sua mãe, Dona Francisca, que me receberam super bem no Gama/DF e me proporcionaram este passeio por Brasília. Não posso palavras para descrever o quanto fiquei feliz por ser tão bem recebido. Que DEUS abençoe tremendamente o lar desta família. Aos demais, fica registrado minha passagem pela capital federal do Brasil. Até a próxima viagem com mais DESVENTURAS."

0 comentários:

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.