EU NÃO VOU CALAR!

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , , ,



      “Disse, porém, Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor , ao qual possamos consultar? Respondeu o rei de Israel a Josafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor, porém eu o ODEIO, por que Ele nunca profetiza o bem a meu respeito, mas somente o mal. Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim.” I Reis 22: 7,8
      Neste post pretendo lhes contar a história de um personagem bíblico que é pouco conhecido do grande público, seja cristão ou não-cristão. Talvez, por sua postura e por como ele foi conhecido muitas pessoas preferem deixá-lo esquecido dentro das passagens bíblicas. O seu nome é Micaías, filho de Inlá, profeta no reino de Israel durante o reinado de Acabe.
      O povo de Israel foi o escolhido por Deus. Ele os tirou da terra do Egito e os fez tomar posse da terra que prometeu a Abraão, Isaque e Jacó. Deus escolheu este povo para ser o seu Deus, o seu rei, mas o povo insistiu em ser semelhante aos outros povos vizinhos e ter um rei que os governasse. Deus acatou a decisão de Israel e lhe deu um rei. Saul, da tribo de Benjamim foi o primeiro e por este não ter feito o que era agradável aos olhos de Deus, o Senhor transferiu o seu reinado a Davi, um jovem pastor da tribo de Judá.
      Davi assume o reino e governa sob todas as 12 tribos de Israel. Apesar de Davi ter adulterado com Bate-Seba, este se arrependeu do seu pecado e em vida pagou pelo preço do seu adultério vendo sua família sendo destruída e mesmo assim ficou conhecido por ser um homem segundo o coração de Deus. Davi morreu e passou o trono de Israel para seu filho, Salomão. Salomão, por sua vez, construiu um templo de adoração ao Senhor em Jerusalém, mas fez o que não era agradável aos olhos de Deus por se envolver com várias mulheres que o fizeram se distanciar dos caminhos de Deus. Como o Senhor havia feito uma aliança com Davi dizendo que sempre haveria um de sua linhagem reinando sobre Israel, o Senhor não retirou Salomão do trono, mas disse que após a sua morte, o reino de Israel seria divido em 2 reinos e que a linhagem de Davi iria reinar sobre Judá (e mais tarde sob a tribo de Benjamim), enquanto que as outras 10 tribos iriam constituir um novo rei que reinaria sobre Israel. Salomão morreu e o reino se dividiu e enquanto houve os reinos de Judá e Israel estes guerreavam entre si, pois um queria dominar sobre o outro.
      Houve um tempo em que Acabe reinou sobre Israel e Josafá reinava sobre Judá. Tudo o que Acabe fazia não agradava o Senhor. Ele era dominado por sua mulher, Jezabel. Josafá, que reinava sobre Judá, fazia o que era correto os olhos do Senhor e seu reino foi um dos poucos que não entrou em guerra contra Israel. O reino da Síria estava em constante guerra contra Israel e quando Josafá foi visitar Acabe este o convidou para pelejar contra a Síria. Josafá, homem temente a Deus, preferiu consultar o Senhor através dos profetas e saber se Deus os concederia a vitória na guerra. Josafá pediu que Acabe consultasse todos os profetas de Deus que se encontravam em Israel para saber se a peleja era do Seu agrado ou não.  Acabe chamou a todos os profetas e a maioria disse que se Acabe pelejasse contra a Síria Deus os concederia a vitória. Josafá ainda assim perguntou se havia algum outro profeta em Israel que pudesse consultar ao Senhor e saber o que Ele achara. Foi aí que Acabe se lembrou de Micaías, o profeta.
      Micaías era conhecido por lançar profecias sobre Acabe que nunca eram do seu agrado. Micaías preferia dizer o que Deus lhe ordenara dizer do que agradar ao rei. Quando Micaías foi ter com os reis de Judá e Israel este disse que se Acabe fosse à peleja contra a Síria este sairia vitorioso. Mas como assim, Micaías profetizou algo a favor de Acabe? CLARO QUE NÃO! Micaías estava por testar Acabe e este percebeu que o que Micaías falara não era certo (I Rs 22:15). Sendo assim Micaías disse que se Acabe fosse pelejar contra o rei da Síria este o mataria e dominaria sobre Israel. Acabe não gostou do que o profeta Micaías disse e questionou por que ele era o único que profetizava o contrário dos outros profetas de Israel. Micaías disse que o Senhor havia lhe revelado em sonhos que poria sob a boca dos profetas de Israel um espírito de mentira que faria com que estes dissessem tudo o que Acabe quisesse ouvir. Estando Zedequias, outro profeta, a ouvir isto de Micaías feriu-lhe o rosto, pois não acreditava que em si havia um espírito de mentira da parte de Deus. Acabe decidiu colocar Micaías em uma prisão e ser alimentado a pão e água e que só seria libertado depois que voltasse da guerra. Micaías disse que tão certo como o Senhor vive de que se Acabe fosse à peleja contra a Síria este morreria (I Rs 22:28). Acabe foi à peleja com Josafá e morreu. E Deus fez-se cumprir o que o profeta Micaías havia dito (I Rs 22: 34, 35).
      Sabe o que aprendemos com isto tudo? Micaías é aquele seu amigo que está ao seu lado e que, por muitas vezes é taxado, erroneamente, de ser “o dono da verdade”.  Micaías apenas fazia a vontade de Deus e sofria constantes humilhações por ter este perfil. Pessoas que são como Micaías revelam ter as seguintes características: são esquecidas, odiadas e desprezadas. Perceba que o rei Acabe só lembrou-se de Micaías depois que consultou todos os outros profetas de Israel. Micaías não era agradável aos olhos do rei. Pessoas com o perfil de Micaías são odiadas. Note que Acabe disse a Josafá que odiava Micaías e por fim, outra característica de pessoas com o perfil de Micaías é que elas são desprezadas. Acabe rejeitou o conselho de Micaías e o jogou em uma prisão para que este fosse alimentado a pão e água.
      Apesar de todo o sofrimento que Micaías passou por falar aquilo que Deus queria transmitir ele foi honrado e suas profecias não voltaram vazias. Muitas vezes temos um amigo que é enviado por Deus para nos instruir e falar aquilo que vem da parte de Deus e, por não queremos ouvir aquilo que Deus tem para nós, mas ouvir aquilo que é agradável aos nossos olhos e coração desprezamos o conselho. Lembre-se que não foi Micaías que padeceu por não ouvir o conselho, mas Acabe. Acabe agiu por vontade própria apesar de ter sido alertado por Deus através de Micaías. Ele não deu ouvidos ao que Deus falara e pagou pelo preço de sua decisão.
      TOME CUIDADO! Se você tem um amigo, líder de igreja e até mesmo os próprios pais que lhe instruem a não tomar decisões precitadas, OUÇA-OS! Não seja como Acabe que PAGOU PRA VER! Não queira ter o mesmo fim de Acabe. Consulte a Deus após receber o conselho de um amigo para saber se aquilo veio da parte d’Ele. Não queira mudar o mundo SOZINHO. Seja dependente de Deus e faça a Sua vontade. Certamente, você será bem sucedido em tudo o que fizer. Deus honra àqueles que o ouvem e seguem os seus caminhos. 
"D+US ministrou esse texto em meu coração assim que o li durante o #Desafio42Dias do ano passado e a passagem caiu em meu esquecimento e este ano resolvi postar após saber de algumas novidades. Quem tem ouvidos ouça, quem tem olhos veja e LEIA! rs' D+US abençoe a todos vocês! Shalom, shalom."

1 comentários:

  1. Patrícia N.

    tem selo pra você no meu blog :DDD http://www.complicatedimperfect.blogspot.com/2012/01/selo.html

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.