A vida é feita de ESCOLHAS?

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , ,



      “Os homens de Israel faziam o que era mal aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos. Havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá, cuja mulher era estéril, e não tinha filhos. O anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e lhe disse: [...]  guarda-te, não bebas vinho nem bebida forte, nem comas coisa imunda, por que conceberás e darás luz a um filho. Sobre a cabeça dele não passará navalha, por que o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe, e começará a livrar Israel da mão dos filisteus. “
      A passagem acima localizada no livro de Juízes 13: 1-5 retrata o anúncio do nascimento de Sansão. Desde pequeno, Sansão nasceu com um propósito: ele nascera para livrar sua nação do domínio dos filisteus e julgar o povo de Israel. Sansão era nazireu, ou seja, não podia cortar os seus cabelos, nem tocar em corpos mortos e deveria ter uma vida de santificação a Deus. Ele possuira força incomum e a fonte de sua força vinham dos seus cabelos.
      Sansão era jovem e, como a maioria dos jovens, não tomava atitudes que condiziam com a vontade de Deus. Mesmo sabendo desde pequeno que tinha uma missão da parte de Deus para cumprir em Israel Sansão pecou. Pecou por querer saciar loucamente a sua vontade. Sansão era um homem robusto, bem afeiçoado, forte e sua presença máscula atraia várias mulheres para si. Acontece que como todos os judeus, Sansão deveria escolher para si uma mulher de sua tribo. Isso, de fato, não aconteceu.
      “Desceu Sansão a Timna e viu ali uma mulher das filhas dos filisteus. Quando voltou, disse a seu pai e a sua mãe: Vi uma mulher de Timna, da filha dos filisteus; agora tomai-a para mim por mulher. Porém seu pai e sua mãe responderam: Não há mulher entre as filhas dos teus irmãos, nem entre todo o nosso povo, para que tu vás tomar por mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Mas Sansão disse a seu pai: Toma-me esta por que ela muito me agrada.”
      Neste fragmento bíblico do livro de Juízes 14: 1-3 vemos qual fora à escolha de Sansão. Ele poderia muito bem escolher uma mulher para tomar por esposa de sua tribo ou de seu povo (como era o costume e tradição), mas ele quis fazer o contrário. Quis tomar aliança com a mulher de um povo inimigo de seu povo e, além disso, casou-se contra a vontade de seus pais.  A mulher escolhida por Sansão nem de longe era do agrado de Deus. Ela persuadiu Sansão a lhe contar um enigma durante vários dias e quando conseguiu a resposta da parte de Sansão correu e foi contar para os filisteus. Sabendo Sansão que os filisteus só descobriram o enigma por causa de sua esposa ele muito se irou com ela e matou todos os filisteus que viu pela frente. Temendo o que Sansão poderia fazer com sua esposa, o pai desta a deu ao companheiro de Sansão para tomá-la por mulher.
       “Foi-se Sansão a Gaza, onde viu uma prostituta. E entrou para passar a noite com ela. [...] Depois disso ele se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.”
      Este outro trecho situado em Juízes 16: 1 e 4 mostra outros relacionamentos errados de Sansão. Ele deveria buscar a santificação e pervertia-se com prostitutas e, novamente, se afeiçoou por uma mulher da Filístia. Dalila fez de tudo para saber de onde vinha a força sobre-humana de Sansão e quando descobriu que a força dele vinha de seus cabelos imediatamente cortou-os e chamou os filisteus para dominá-lo. Sansão foi surpreendido e teve os seus olhos perfurados e foi atado como um animal.  Sansão reconheceu seu erro e clamou misericórdia ao Senhor e pediu a Deus que fizesse com que os filisteus fossem envergonhados, por mais uma vez. O Senhor fez os seus cabelos crescerem rapidamente e quando Sansão foi apresentado em uma festa dos filisteus este destruiu o palácio, matou a todas as pessoas que estavam presentes e morreu.
      Toda a história de Sansão nos ensina uma coisa: devemos ter TODO CUIDADO com as nossas escolhas na área sentimental. Vimos claramente que Sansão tinha fraqueza nessa área e nunca conseguia acertar. Sansão, por duas vezes, se relacionou com mulheres erradas e pagou um alto preço pela sua escolha: a própria vida.
      Às vezes estamos tão apaixonados que não damos atenção às pessoas que tentam nos orientar a cerca das escolhas que tomamos quando o assunto é relacionamento. Sansão estava, literalmente, CEGO DE AMOR. A bíblia mostra que os pais de Sansão tentaram lhe orientar e este desprezou o conselho. Quantos de nós, pelo menos alguma vez, não estivemos em situação parecida? A figura dos pais pode ser substituída por amigos, colegas de escola, líderes da igreja, pastores, enfim, pessoas que Deus direciona em nossas vidas para nos alertarem e nós desprezamos o conselho. 
      Para não repetirmos o mesmo erro de Sansão devemos estar vigilantes e sempre ORAR a Deus para que Ele nos dê aquilo que nós, realmente, merecemos. Não custa nada esperar por aquilo que será ETERNO. De que adianta passar a vida inteira tentando encontrar a pessoa certa quando a resposta certa pode vir de Deus? O pastor Nelson Júnior do movimento #EuEscolhiEsperar disse certa vez a seguinte frase: “Uma das características do desesperado é que ele espera algo de Deus. Pare de esperar algo do Senhor e espere NA pessoa de Deus pela pessoa certa.” Se cremos no Senhor, Ele é fiel e justo para nos dar infinitamente mais do que pensamos. O Senhor é justo e concederá o desejo do teu coração se você o buscar. Espere em Deus e veja que vale a pena esperar por alguém que te fará feliz pela vida inteira. Não queira fazer de sua vida um VALE A PENA VER DE NOVO. Relacionamentos que já deram sinais de que não dão certo na primeira tentativa, dificilmente, darão certo em uma segunda tentativa.  Busque em Deus pela pessoa certa para você e você a encontrará.
"Olá, blogueiros! Mais um texto inspirado no #Desafio42Dias. Quase uma pregação, certo? rs' Mas textos neste sentido tem me incomodado bastante, afinal de contas, quem quer se relacionar errado, não é? Eu, pelo menos, quero uma mulher pra vida inteira! rs' Fiquem com Deus e até o próximo post. Abraços."

1 comentários:

  1. Heitor Lima

    Nossa, mano, que inspirador! Pareceu uma pregação mesmo! HEHE' E eu gostei muito. Acho a história de Sansão muito interessante. Percebe-se que você tá cheio de Deus *.* Fico tão feliz por isso, cara!
    Abração.

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.