Sobre o mesmo chão cristão, ou não?

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , ,


Formada em 2007, após da desvinculação de Marcos Almeida, Josias Alexandre, Lucas Fonseca e Felipe Vieira da banda de Heloisa Rosa o Palavrantiga surge com a proposta de salvar o rock gospel brasileiro. O termo que dá nome a banda surgiu com a intenção paradoxal de unir o velho e imutável junto ao novo e exuberante: palavrantiga.
Com um EP homônimo lançado em 2009 e os CDs “Esperar é Caminhar”, em 2010 e “Sob o mesmo chão”, em 2012, a banda tem adotado muitos fãs do gênero pelo Brasil. É perceptível a influência de bandas seculares nesse trabalho. Podemos citar os exemplos de The Killers e U2, além da forte semelhança do timbre de voz do vocalista Marcos Almeida com o cantor Renato Russo, ex-vocalista do Legião Urbana.
O CD "Sobre o mesmo chão" foi lançado em 5 de novembro de 2012 pela Som Livre e produzido por Jordan Macedo. Alguns críticos de música afirmam que esse CD é veladamente cristão, devido à falta da expressividade de Deus em suas canções. Seria isto o fato da influência de outras bandas internacionais? Nos Estados Unidos, a banda Switchfoot ganhou o Grammy de melhor álbum de rock gospel e segue a linha de ter canções dubiamente cristãs, mas não carrega o fardo de se definir como gospel.
Em entrevista, Marcos Almeida explicou que “determinado ouvinte pode se apegar mais à sonoridade em si e outro se empolgar com a mensagem. O fato é que nem todos vão se abrir para o aspecto transcendente da nossa arte e nem por isso a sua experiência deve ser desmerecida, pois ela também é válida”. O CD possui 12 faixas que mesclam bastante entre o rock, samba e groove.
Esperava-se que o Palavrantiga seguisse a linha do CD anterior “Esperar é Caminhar” no qual Marcos Almeida expressou sua espiritualidade em forma poética explicitamente. Músicas como “Casa”, “O amor que nos faz um” e “Feito de barro” correspondem bastante essa ideologia.

4 comentários:

  1. Allan Penteado

    nunca ouvi essa banda. Interessante a matéria Italo! Me deixou curioso.

  1. Italo Stauffenberg

    quase inacreditável isso! kkk procura ouvir , Allan! vc vai gostar! isso ai foi uma resenha da fac.. não gostei dela não, mas vi que dava pra postar no blog e postei! kkkk

  1. Allan Penteado

    Italo, to voltando para falar que escutei e curti muito o som, faz bem o meu estilo musical, vou comprar até o CD rsrsrs

  1. Mariana da Costa Linhares

    Fala sério... pegar uma resenha de outro site, editar de forma horrorosa e colocar aqui para fazer uma crítica contra este album não é algo legal! Vou dizer uma coisa... este album é foda! É filosófico e fala de Deus sim! Claro... nas entrelinhas... na espiritualidade no cotidiano. Destaque para sabrado, minha menina (que fala de prostituiçao) e antes do final q pra mim é uma música perfeita!

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.