Forgive

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , ,

      
   
      Muito se fala sobre perdão e dizem que é importante exercitá-lo para não viver uma vida aprisionada e tal. Entretanto, passe por uma situação constrangedora em que a pessoa que você mais ama te despreza, brinca com teus sentimentos, ofende e você tem que passar por cima disso tudo só pra exercer o perdão e viver uma vida de aparências. Não, não é fácil perdoar.
      Existe um ditado que diz “errar é humano, perdoar é divino” e, de fato, perdoar não é uma coisa humana. Para exercer o perdão desprendemo-nos do nosso orgulho, vaidades, conceitos e muito mais para não vivermos amargurados. Mas pra quê perdoar mesmo? Acho que esse sentimento, o perdão, nem deveria existir! Mas como assim? Simples! As pessoas não deveriam causar danos nos outros, sejam físicos ou emocionais, assim ninguém precisaria ter que perdoar ninguém.
      Utópico, não é? Como cristão, entendo que o perdão é necessário! Por quê? Por que acredito na natureza pecaminosa do ser humano e que ele se afastou de Deus e nossa redenção veio com o ato de Jesus ter se entregado por nós para que a nossa dívida fosse paga. Ele nos perdoou! O perdão é uma necessidade fundamental da vida. É impossível ter uma vida saudável emocional, física e espiritualmente sem o exercício do perdão.
      Tenho vivido muitas experiências nada agradáveis em que, frequentemente, tenho que me despir das minhas vontades e exercer esse tal “perdão”. Às vezes, passa pela minha cabeça o porque de tanta gente “brincar” com meus sentimentos. Costumo ser alguém tão centrado, equilibrado, mas muitas vezes minha vida costuma ser um pêndulo e nesse balançar acabo caindo e cedendo.
      Uma coisa que aprendi é que quando perdoamos sentimos um alívio, uma liberação pessoal, há o despertar de um sentimento de paz, satisfação. Não adianta nada viver ancorado com os sentimentos paralisados. A vida tem que seguir e se alguém te fez mal hoje é sinal de que ontem ela não foi sincera com você, mas amanhã tudo pode mudar.
"Se conseguirem entender-me, amém! Caso não, amém também! rs Tentando voltar a escrever sobre vários tipos de coisas e sentimentos, mas é isso que temos para hoje: perdão. Bem pouco resumido, mas é isso aí. Perdoar é fundamental."

3 comentários:

  1. Julia

    É... complicado. Luto comigo mesma todo dia. Tento sempre me lembrar disso: Por que fui perdoada, devo perdoar.

    Abraço!

  1. Marcos de Sousa

    E quem não perdoa, só existe o lamentável luto dentro de si. Porque isso corrói e apodrece.
    Perdoar é virtude daqueles que têm Deus no coração. Ele nos perdoa de tanta coisa, devemos perdoar os que erram.
    Estou realizando o book tour do meu livro. Caso queira participar, se inscreva em O mundo sob o meu olhar. Mas corra, as inscrições vão até domingo.

  1. Luria Corrêa

    Eu acredito que fica mais fácil saber o que é perdoar, quando você já viveu as duas situações: feriu e foi ferido. Não que alguma das duas sejam agradáveis, entretanto a experiência e a redenção se sintetizam em apenas um ato: compreender. Compreender tanto o seu erro quanto o do próximo. Ainda que não seja fácil, as coisas ficam mais claras assim.

    Boa semana Italo, abraço.

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.