Acalanto - O filme

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , , , , ,



 






FICHA TÉCNICA
Gênero: Ficção
Subgênero: Drama
Diretor: Arturo Saboia
Elenco: Léa GarciaLuiz Carlos Vasconcelos
Duração: 23 min     Ano: 2013     Formato: 35mm
País: Brasil     Local de Produção: MA
Cor: Colorido   Trilha Sonora: Luiz Oliviéri







“Acalanto” é um curta-metragem produzido e dirigido pelo publicitário e cineasta maranhense Arturo Sabóia. A obra é baseada no conto “A Carta” do escritor moçambicano Mia Couto, e em seu elenco está Luiz Carlos Vasconcelos e Léa Garcia. A história do curta retrata as dificuldades de uma senhora analfabeta que pede para um amigo que leia e releia por diversas vezes uma carta deixada por seu filho há dez anos passando a coexistir uma relação de cumplicidade entre os personagens .
O curta foi gravado em São Luis do Maranhão retratado na década de 90. Todo o curta foi gravado apenas em cinco dias. A escolha do diretor Arturo Sabóia pelo Centro Histórico da capital maranhense consiste nos encantos e magias que rondam o local, além da influência que o diretor obteve quando residia na região enquanto criança.
Além de ser considerado por vários cineastas maranhenses como a melhor produção do ano, “Acalanto” foi premiado, em agosto, no 41º Festival de Cinema de Gramado com seis “kikitos” de ouro. O curta foi vencedor nas categorias de Melhor Filme/Júri Popular, Melhor Filme/Júri Oficial, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
O filme “Acalanto” foi lançado, oficialmente, em “avant première”, do dia 8 de outubro de 2013, às 21h, na sala 8, do Cinema Cinépolis do São Luís Shopping. A apresentação foi para amigos, imprensa e convidados. 

 "Filme emocionante! Não sei se será disponibilizado à venda, mas vi no Festival Guarnicê (Festival de Cinema Maranhense), em São Luís. Incrível. O filme (ou curta metragem) passa uma mensagem cativante! O resultado de todo o trabalho foi o reconhecimento através do muitos prêmios conquistados. Valeu, MARANHÃO!"

0 comentários:

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.