The Tudors

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , ,


       Heeeeello, people!
      Hoje é dia de escrever e cá estou para lhes salientar minha opinião sobre uma série de televisão que eu acho “incrivelmente demais”.  Seu nome é THE TUDORS. A série retrata a história do rei Henrique VIII da dinastia Tudors, na Inglaterra da Idade Média.  A série foi  dividida em 4 temporadas revelando o comportamento, temperamento e todas as questões que envolveram o tão conturbado governo do rei mais famoso da dinastia Tudors.

 Rei Henrique VIII e Catarina de Aragão

      Na primeira temporada, a série THE TUDORS retratou ascensão de Henrique VIII ao trono da Inglaterra e o seu casamento com Catarina de Aragão, princesa da Espanha. Catarina era esposa do irmão de Henrique e, quando este morreu, para que não fosse devolvido o dote de Catarina para seu pai houve o interesse dela se casar com Henrique e assim dar continuidade a dinastia Tudors na Inglaterra. Catarina não conseguiu dar um filho varão para Henrique e logo caiu no conceito do rei. O única herdeira do matrimônio foi Maria Tudor que, anos mais tarde viria a se tornar rainha da Inglaterra e conhecida, mundialmente, como Blood Mary.

      Rei Henrique VIII e Ana Bolena

     A segunda temporada é marcada pela anulação do casamento de Henrique VIII com Catarina e seu novo casamento com Ana Bolena, uma luterana de família ascendente na Inglaterra. Ana Bolena concedeu uma filha a Henrique VIII, Elizabeth Tudor, que anos mais tarde viria se tornar Elizabeth I, a Rainha Virgem. Ela governou a Inglaterra por 44 anos e seu governo ficou conhecido como a “Era de Ouro”.  Na temporada, Ana Bolena é condenada a morrer na guilhotina sob as acusações de traição, incesto e heresia. Até hoje, biografias contestam a hipótese de Ana ter realmente cometido tais crimes contra o rei.

            Rei Henrique VIII e Jane Seymour

      Já a terceira temporada remonta o terceiro casamento de Henrique VIII com Jane Seymour. Esta lhe concedeu um filho varão, Eduardo VII, que viria tornar-se rei da Inglaterra aos 9 anos de idade. Jane morreu vítima de problemas de parto e nem foi coroada rainha do país. Por questões políticas, Henrique VIII se viu obrigado a casar com Ana de Cleves, uma luterana de família tradicional da região da Prússia (que hoje é a Alemanha). O casamento foi anulado seis meses depois após a comprovação de não consumação do casamento de Ana e Henrique já que ele a repudiava. A temporada também retrata a insurreição inglesa contra as atitudes de Cromwell, que pretendia fazer uma reforma protestante na Inglaterra.


Rei Henrique VIII e Ana de Cleves

     Rei Henrique VIII e Catherine Howard

       Por fim, a quarta temporada assinala o casamento de Henrique VIII com Catherine Howard, prima de Ana Bolena. O casamento durou poucos anos. Catherine foi condenada a guilhotina sob acusações de traição e relacionamento ilícito com o camareiro do rei, Thomas Culppeper. A temporada também aborda a questão da invasão da região de Bologne, na França, e sua ocupação pela Inglaterra. Para não morrer sozinho, Henrique VIII casa-se, pela última vez, com Catherine Parr, uma viúva rica e protestante.  Por várias vezes, ele decidiu poupar a vida da rainha já que ela deveria ser condenada a morte por crime de heresia.
     
 Rei Henrique VIII e Catherine Parr

      A série possui excelente figurino. Desde as locações até a própria fala das personagens (um inglês bem britânico, aristocrático e rústico), que dão um toque mais refinado a série. Jonnathan Rhys Meyers atua brilhantemente como rei Henrique VIII. Outras atrizes, como Sarah Bolger (Lady Mary) e Natalie Dormer (Ana Bolena) estão impecáveis. Confesso que a história de Ana Bolena me fascina. Através de algumas decisões dela a reforma protestante foi instaurada na Inglaterra.
      Whereaver! Indico a todos que baixem a série da internet, procurem nas Lojas Americanas ou até esperem passar, um dia, na TV por assinatura! Vale muito a pena assistir cada episódio que é rico em detalhes. Se você curte história medieval, reis e rainhas e todas as pompas das cortes europeias essa é a dica de seriado que irá te surpreender.

2 comentários:

  1. Allan Penteado

    Que bacana, me pareceu muito interessante! Confesso que tenho uma preguiça enorme de acompanhar séries, ainda mais sozinho hehe. Faltou você indicar um site para baixar, ou você baixa via torrent? Sou muito burro para essas coisas ¬¬ rsrsrsrsrsrs

  1. Italo Stauffenberg

    não sei onde baixar, mano! Vi a série na tv por assinatura! Canal MAX! kkkk

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.