Divergente

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , ,


FICHA TÉCNICA
Direção:  Neil Burger
Produção: Barry H. Waldman
Roteiro: Evan Daugherty e Vanessa Taylor
Elenco original: Shailene WoodleyTheo JamesKate Winslet 
Gênero: Ação, Aventura, Ficção
Duração: 2h19 minutos
Idioma original: Inglês
Estúdio: Summit Entertainment
Distribuição: Summit Entertainment/PARIS FILMES

      Obviamente, você já deve estar cansado dessas modinhas da sétima arte de dar vida a grandes sucessos da literatura infanto-juvenil. Harry Potter, Saga Crepúsculo, Jogos Vorazes são alguns exemplos e, agora, a aposta da vez é a atração Divergente.
      Escrito pela norte-americana Veronica Roth, Divergente é o primeiro livro de uma coletânea de três. Lançado em 25 de abril de 2011, o livro já fora comparado ao best-seller “Jogos Vorazes”, da também norte-americana Suzanne Collins. Os dois últimos livros de Roth, que finalizam a saga, Insurgente (lançado em 1º de maio de 2012) e Convergente (lançado em 22 de outubro de 2013) também alcançaram a lista de livros mais vendidos pelo The New York Times.
     Divergente foi lançado nos cinemas em 17 de abril. A película, que teve um orçamento de mais de U$S 85, já arrebatou para os cinemas brasileiros (até o fechamento deste post), segundo o site Adoro Cinema, na sua primeira semana de estreia,  cerca de 380 mil pessoas.
      O filme narra a história da adolescente Beatrice (Shailene Woodley) que ao completar 16 anos de idade deve escolher a que facção pertencerá na futurística cidade da Califórnia (EUA). Segregados em cinco grupos distintos que possuem diferentes modos de viver como Honestidade, Inteligência, Coragem, Generosidade e Franqueza, cada cidadão deve compor determinado grupo para dar sentido a sua vida. Aqueles que não se encaixam em nenhum grupo, ou por falta de aptidão ou por possuírem tantas outras qualidades são considerados ameaças ao sistema. São os "Divergentes".
      Possuidora do instinto “divergente”, Beatrice decide se esconder na facção dos corajosos e ser lapidada, afinal de contas, tudo que ela almeja é ser um espírito livre. A contra-gosto de seus pais, que são líderes influentes na facção da Generosidade, Beatrice e seu irmão seguem por rumos diferentes. Tudo iria bem até o momento em que Beatrice seria descoberta e passaria a ser uma ameaça para o sistema de facções. A caçada a divergente começa e, ao lado de seu mentor e namorado Quatro/Tobias (Theo James), Beatrice luta para sobreviver.
      A obra cinematográfica segue bem a linha das outras franquias oriundas da literatura. Apesar da singela recepção do filme nos Estados Unidos, a Summit Entertainment, que comprou os direitos da trilogia Divergente por US$ 5,5 milhões já avisou que o último livro, Convergente, será adaptado em dois filmes para o cinema, seguindo a linha de Harry Potter e a Saga Crepúsculo.
      A meu ver, o filme foi muito bem construído. Como ainda não li o livro de Veronica Roth não posso afirmar se o filme dirigido por Neil Burger seguiu fidedigno, mas uma coisa é bem clara durante toda a exibição da película. Ela desperta no espectador uma sensação de estar em alguma facção. 

0 comentários:

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.