Yves Saint Laurent - o Filme

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , , ,

 

FICHA TÉCNICA
Direção: Jalil Lespert
ProduçãoWassim Béji
Elenco original: Pierre Niney, Guillaume Gallienne, Charlotte Le Bon
Gênero: Biografia
Duração: 106 minutos
Idioma original: Francês
Estúdio: Paris Filmes
Distribuição: Paris Filmes
     

         Olá, people!
      Cada vez mais me distancio desse mundo blogueiro. É o tempo, confesso. Apesar de estar conectado frequentemente nas redes sociais sinto profunda dificuldade em tirar um minuto sequer do meu dia e escrever para estas minhas memórias mas hoje, excepcionalmente hoje, decidi dedicar um pouco desse meu escasso e enfadonho “tempo” para lhes resenhar ou comentar um filme que vi no Festival Varilux de Cinema Francês, que aconteceu de 9 a 16 de abril, em São Luís e nos cinemas de algumas cidades do Brasil.
      Resolvi ver o filme Yves Saint Laurent, dirigido por Jalil Lespert. A película é uma das biografias do famoso estilista francês de nome homônimo ao filme que morreu em 2008 após 50 anos de uma carreira brilhante no mundo da moda.
      O elenco conta com a contribuição de Pierre Niney, Guillaume Gallienne, Charlotte Le Bon e outros artistas da comédie française. Basicamente, o filme retrata o ângulo de Pierre Bergé sobre a vida do estilista. Pierre foi namorado por longos anos de Saint Laurent e também a pessoa que enxergou no franzino e medroso estilista uma possibilidade de faturar exorbitantes compensações monetárias através do talento nato do estilista de ascendência argelina.
      O filme também explora um lado impulsivo do falecido estilista. Conflitos com a homossexualidade, o relacionamento com Pierre Bergé, o vício em drogas, o distúrbio emotivo que acarretava em depressão involuntária e a carreira de sucesso do gênio da moda a partir da sucessão de Saint Laurent como diretor artístico do império de Christian Dior foram alguns dos temas abordados.
     É bem verdade que Pierre Niney, jovem ator do cinema francês, desenvolveu muito bem o papel de Yves Saint Laurent. Em algumas entrevistas, Niney conta que por muito tempo fez laboratório sobre moda e vida do estilista franco-argelino assistindo todas as entrevistas dele para dar vida a personagem. É inegável que a parceria com Guillaume Gallienne, ator que interpreta Pierre Bergé, foi primorosa. 
      Guillaume personifica um lado obsessivo de Bergé que tenta, a todo custo, salvar a vida de Saint Laurent das más amizades e drogas. Apesar do fim do romance entre os dois, em 1976, Bergé seguiu assessorando a carreira do estilista por mais 30 anos. Ainda vivo e exercendo a carreira empresarial, Pierre Bergé disse estar impressionado com a atuação de Pierre Niney. “Eu fiquei desconcertado. Até chateado porque é muito difícil”, contou. “Às vezes eu cheguei a pensar que era o próprio Yves… É um sentimento enorme.”
      Os 50 anos de amor entre Yves Saint Laurent e Pierre Bergé já mereceram um documentário chamado "Amor Louco", de Pierre Thoretton, lançado nos cinemas em 2010. Outro filme biográfico de Yves Saint Laurent também será lançado ainda este ano. Saint Laurent é dirigido por Bertrand Bonello e traz Gaspard Ulliel no papel do estilista. 
"Prometo, em breve, fazer a resenha de Capitão América 2 - o Soldado Invernal. Assisti o filme e achei massa. Vale muito comentar sobre a obra cinematográfica holywoodiana que traz Chris Evans como o super heroi americano". 

0 comentários:

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.