Shakira rouba a cena em videoclipe La La La e agrada brasileiros

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , , , , ,

Shakira, em uma das cenas do videoclipe La La La feito em parceria com o cantor Carlinhos Brown

      Ao que tudo indica a colombiana Shakira vai roubar a bola, outra vez, na Copa do Mundo 2014 a ser sediada no Brasil, em meados de junho. Acontece que, ontem, a cantora publicou em sua conta no Youtube uma versão adaptada com participação do cantor brasileiro Carlinhos Brown intitulada La La La. A música original se chama Dare (La La La) e seu videoclipe foi publicado há duas semanas na internet.
      Opiniões e comentários ácidos a música oficial da Copa do Mundo 2014 interpretada pelo trio Pitbull, Jennifer Lopez e Cláudia Leitte já foram massificadas pelos veículos de comunicação. É unânime: a música não tem nada a ver com o povo brasileiro. Além dos exageros de mulheres rebolando e o escracho com os trios elétricos, o rapper Pitbull foi a pior escolha para representar o Brasil musicalmente.

Cena do videoclipe We Are One (Ole Ola) mostrando Jennifer Lopez, Pitbull e Cláudia Leitte em cima de um trio elétrico

      Assistindo ao videoclipe We are One (Ole Ola) indaguei: por que Jennifer Lopez? Aí lembrei que as curvas da cantora de ascendência porto-riquenha de perto, de longe e ao lado relembram o padrão brasileiro de mulher perfeita. Corpo de violão com os quadris bem redondinhos e avantajados. E não, não estou desqualificando o profissionalismo de J-Lo, mas há de concordarmos que o estereótipo do Brasil internacionalmente é mulher pelada (e quando falo de mulher pelada não é pra inferir que J-Lo seja isso ou coisa do tipo, mas pelo estereótipo), carnaval e futebol.
      É triste perceber que, nós, como brasileiro somos os primeiros a rejeitar uma música que tinha como objetivo mostrar nossa cultura para o mundo e integrar os outros países participantes da Copa a nossa realidade. Isso fica tão evidente quando vemos a participação pífia de Cláudia Leitte na música We Are One (Ole Ola) quando ela, única brasileira, canta apenas 15 segundos em uma música que ultrapassa os quatro minutos. É ridículo.

Cláudia Leitte e Jennifer Lopez mostrando o porquê das duas serem escolhidas como interpretes femininas da música oficial da Copa do Mundo de Futebol 2014. Opiniões divergem. Seria mesmo necessário as duas?

      Contudo, a versão apresentada por Shakira parece agradar gregos e troianos. Jonathas Gomes publicou na conta de Shakira, no YouTube, a seguinte assertiva: Essa música é perfeita e o vídeo também. Melhor do que “We Are One''. Vamos fazer esta canção se tornar o oficial. Shakira, parabéns! Você provou mais uma vez que é boa no que faz. Eu sou brasileiro e essa música é o meu país”, disse.
      O perfil xEveryKiss disse: “Poderia a Shakira cantar a música da Copa do Mundo a cada edição, por favor? Isto é muito melhor do que de Pitbull”. A análise de Alisson Monteiro sobre o videoclipe de Shakira foi mais além e destacou: “Sou brasileiro e digo: isto é a nossa canção de Copa do Mundo. Essa música mostra-nos o mundo,  juntos, em um pequeno campo de futebol sem grama onde preto e branco estão jogando juntos em paz”.
      Alessandro Franco comentou: “Isso sim é miscigenação, mistura de ritmos, cor, raça, religiões, enfim essa é a cara do Brasil e da Copa. Essa Shakira sabe fazer o que muitos tentam.Desculpe, mas para mim essa é a musica da Copa 2014!”
      É unanimidade. Todos os brasileiros preferem a versão da colombiana a do trio latino. No perfil do rapper Pitbull onde está publicado o vídeo clipe We Are One (Ole Ola) vemos o descontentando das pessoas que, incisivamente, comentam que tanto a música quando o clipe não agradam. “Esta canção não representa Brasil como Waka Waka representou a África”, disse o perfil ElectoRapSongs.
      “Eu fui para o Brasil e é um lugar bonito. Tem lugares atípicos como algumas favelas de Salvador ou Rio, mas, em seguida, é como um paraíso. Não as cidades, mas as praias e esta canção é uma porcaria, me fez odiar o futebol depois de ver este três idiotas cantando”, salientou o perfil de Javier Rivera.
      “Acho que fui eu que escrevi a letra dessa música quando tinha oito anos. Coloque suas bandeiras em cima no céu e mova lado para o outro? Sim, certeza que eu que fiz”, dedilhou o perfil karmoose ironizando um trecho da letra da música que é, um tanto, confuso.
      Entre as centenas de comentários sobre a música oficial da Copa do Mundo 2014 vemos poucas pessoas se manifestarem animadas com a proposta. “Yay! Nós finalmente conseguimos ver o vídeo. Grande canção. É divertida, é cativante e a melhor coisa é ano de Copa do Mundo!”, disse o perfil Stormeyworld.

Ricky Martin, em uma das cenas do videoclipe Vida. A música faz parte do álbum da FIFA que terá composições de vários artistas sobre a Copa do Mundo de Futebol 2014

      Outro cantor que se arriscou a gravar uma música para a Copa do Mundo 2014 foi o ex-Menudo Ricky Martin. Ele já havia gravado uma música para a Copa do Mundo 1998, na França, e parece que agrada a diretoria da FIFA. O porto-riquenho gravou, para esta Copa, a música Vida que surgiu numa parceria com o Canal Sony e é composta por  Elijah King.
      No perfil de Rick Martin, no Youtube, as opiniões também se divergem quanto ao gosto pela canção. Numa tentativa de “tirar a culpa do porto-riquenho” uma fã disse que a música não é boa por não ser composição de Ricky. “Essa música não é do Ricky Martin. A música “Vida” é do Elijah King. Já o perfil de João Paulo Barbieri criticou o fato de, sempre, ser retratado em videoclipes a cidade do Rio de Janeiro a outras cidades belas e que são esquecidas do país. “Mais uma vez no Rio de Janeiro. Meu Deus, mostrem outras partes do Brasil também, tem tanto lugar melhor”.
      Com tantas opiniões divergentes, os brasileiros mostram que não são alienados e, já que terá Copa do Mundo em um país que carece de tantos reajustes na área da saúde, educação, saneamento básico e por aí vai, que seja uma Copa descente a começar pelas coisas fúteis, como a escola de uma canção para representar o país.

Assista o videoclipe La La La de Shakira em especial para a Copa do Mundo de Futebol 2014

1 comentários:

  1. Renato Almeida

    Sinceramente, não gosto de nenhuma. Acho a copa, sua trilha sonora e qualquer outra coisa que tenha a ver com a mesma desnecessária em um país que tanto tem para melhorar em tudo, ao invés de gastar com copa/diversão.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.