Malévola

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , ,

Malévola (Angelina Jolie) e seu fiel escudeiro, o corvo Dievo

      Era uma vez, num mundo tão tão distante (não, não é o país da princesa Fiona e do ogro Sherek, mas imaginemos uma terra longínqua) onde homens e seres encantados viviam apaziguados. Um belo dia nasce a princesa Aurora, uma linda menininha, filha do rei Estevão e da rainha Ula. No dia em que a pequena Aurora seria apresentada ao reino várias pessoas foram convidadas, dentre elas três desastradas, mas encantadoras fadas: Fauna, Flora e Primavera.
      As três fadinhas decidiram presentear a princesa com dons especiais. Flora concedeu a Aurora a beleza e Fauna uma maravilhosa voz para o canto, mas quando Primavera decidiu presentear a princesinha, uma fada malvada, de nome Malévola, entra no palácio do Rei Estevão e, ressentida por não ter sido convidada para a apresentação da princesa, decide lançar uma maldição sobre a vida da recém-nascida.
      Segundo a maldição, aos 16 anos, Aurora espetaria o dedo no fuso de uma roca de fiar e morreria. Ao sumir do lugar, a fada Primavera, que ainda não tinha concedido presente algum a Aurora disse que não poderia reverter a maldição, mas ao invés da princesa morrer ela passaria a dormir um sono profundo e que só despertaria após receber o beijo de um amor verdadeiro.
      Decidido a manter sua filha viva, o rei Estevão queima todas as rocas de seu reino e envia sua filha para o meio da floresta a fim de viver com as três fadas atrapalhadas e ordenou que elas a devolvesse após completar 16 anos e 1 dia de vida. Chegando ao tempo previsto, a jovem Aurora conhece Felipe, um príncipe que caminhava pela floresta. Após ver essa cena, a princesa é hipnotizada por Malévola que a leva a uma roca de fiar e ela espeta o dedo no fuso e cai em um sono profundo.
      Ao saber do que acontecera a Aurora, o príncipe Felipe sai em defesa da sua amada e luta bravamente com Malévola, que se transforma em dragão. A feiticeira é destruída e some e, após o beijo de amor verdadeiro dado por Felipe, Aurora acorda e os dois vivem felizes para sempre.
      Todos devem lembrar desse conto, não é verdade? É assim que crescemos ouvindo quando crianças a famosa história da princesa Aurora, que ficou mais conhecida como Bela Adormecida. Mas, e se conhecêssemos a história da famosa Bela, só que adormecida, contada do ponto de vista da vilã Malévola?

Fadas encantadas, em uma das cenas do filme Malévola

      Foi pensando nessa forma de recriar um conto clássico da literatura infantil que Linda Woolverton  (roteirista), Joe Roth (produtor) e Robert Stromberg (diretor) decidiram fazer uma adaptação para o cinema do clássico infantil intitulado Malévola. A adaptação começou a ser gravada em meados de 2012 e, este ano, foi lançado mundialmente nos cinemas. A produção é estrelada pela atriz Angelina Jolie, que dá vida a antagonista do clássico “A Bela Adormecida”.
     Segundo a história contada por Linda Woolverton, Joe Roth e Robert Stromberg, Malévola era uma fada boa, possuidora de asas enormes e feliz. Nessas circunstâncias, Malévola era exímia defensora do reino dos seres encantados e, após uma tentativa do rei Henrique de tentar conquistar o reino dos seres encantados, ela decidiu lutar com todas as forças para não ver seu reino subjugado.
      É nesse momento que ela é traída por Estevão, um rapaz que ela conheceu ainda pequena e que, para não matá-la, decidiu cortar asas dela e entregá-las ao rei Henrique. Tal atitude concederia a Estevão a oportunidade de casar com a filha do rei Henrique, a princesa Ula e assumir o reino após sua morte.
      Após a traição, Malévola se transforma em uma mulher ressentida e magoada. Traída, ela começa um plano de vingança contra Estevão, que agora é rei. É nesse momento que ela livra da morte um corvo e o transforma em ser humano. O corvo passa a ser chamado de Dievo (na literatura infantil, se chama Diablo) e ele se torna fiel escudeiro da feiticeira.
      Um belo dia, a filha do rei Estevão e da rainha Ula nasce. Aurora é seu nome. Numa tentativa de conciliar o reino dos seres encantados com o reino dos homens, as fadas Fauna, Flora e Primavera decidem presentear Aurora. Flora lhe concede beleza e Fauna alegria em todos os momentos de sua vida. Quando Primavera iria conceder seu presente, a bruxa Malévola adentra ao palácio do rei Estevão e lança uma maldição sobre a vida de Aurora.

Malévola e suas asas que lhe rendem a alcunha de vilã e heroina da produção cinematográfica

      A maldição conjurava que ao completar 16 anos de idade, a menina espetaria o dedo num fuso de uma roca de fiar e morreria. Pedindo por clemência, o rei pede que Malévola reverta a maldição. Num subido de generosidade (o que já demonstra que ela não era tão ruim assim), a bruxa decide que a menina não morrerá, mas que dormirá em um sono profundo e só acordará após receber o beijo de um amor verdadeiro.
      As três fadas boas não sabiam como reverter a maldição de Malévola e, sob comando do rei Estevão, vão morar com a pequena princesa numa cabana no meio da floresta até ela completar 16 anos de idade e um dia. Imediatamente, o rei começa uma busca implacável por Malévola e destrói todas as rocas do seu reino.
      É a partir desse ponto que toda a história recriada por Linda Woolverton, Joe Roth e Robert Stromberg passa a ter um sentido oposto ao conto tradicional. Malévola se mostra uma bruxa magoada e ressentida com a traição de Estevão, ao invés de uma bruxa que, segundo a história clássica é a “Senhora de Toda a Maldade”.
      Discretamente, Malévola passa a se apegar a jovem Aurora e, aos poucos, vai percebendo que a maldição que havia lançado sobre a menina não era justa.
      Contar o final da história não é muito legal, mas Angelina Jolie está perfeita como Malévola. É interessante observar a história clássica contada do ponto de vista de uma vilã. Como já dito, no filme, a bruxa Malévola não é uma pessoa má. E, por muitas vezes, salva a vida da princesa Aurora. Por não acreditar no amor verdadeiro, Malévola acredita que Aurora nunca despertará após espetar o dedo em um fuso de roca de fiar. Só que as coisas podem mudar, após a vilã descobrir que o amor verdadeiro está guardado em seu coração.
      Malévola é um excelente filme infantil. Um clássico da Walt Disney que já tem arrebatado espectadores do mundo inteiro para as telonas do cinema. Se você tiver a oportunidade de assistir ao filme em 3D é melhor ainda. A produção é muito bem elaborada e disponibiliza de cenas de ação dosadas e efeitos de magia primorosos.
      Vale destacar que Vivienne Jolie-Pitt, filha de Angelina Jolie e Brad Pitt, interpreta a princesa Aurora quando criança. Outros dois filhos de Angelina, Pax Thien Jolie-Pitt e Zahara Marley Jolie-Pitt aparecem como figurantes em uma das cenas do filme. 

0 comentários:

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.