A vida sem sentido de Felipe Neto

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , ,

Personagem ou não, Felipe Neto sabe fazer bem uma coisa: provocar. Não a mera provocação de causar repulsa, mas aquela que te faz pensar criticamente. Foi desta forma que ele deixou seu nome marcado na história do YouTube como um dos vloggers brasileiros mais polêmicos. Seus comentários ácidos deixaram muitas vítimas, desde as celebridades, os fãs histéricos e até as pessoas que mantém comportamentos questionáveis. Em nova empreitada, trazendo aos palcos o ator que o consagrou na internet, o carioca apresenta hoje, a partir das 20h, no Auditório Paulo Freire (UFMA), o espetáculo “Minha Vida Não Faz Sentido”.
Não pense que se trata puramente de um stand up comedy. Felipe Neto não se prestaria apenas a isto. O youtuber revelará em quase duas horas de espetáculo um pouco sobre sua vida, apresentará o carrancudo personagem de óculos escuros que conquistou fãs por todo o país na web, além de contar muitas outras histórias.
“É um espetáculo que tem como objetivo fazer pensar. Pensar sobre a própria vida, sobre os próprios preconceitos, sobre as próprias conquistas, sobre o que fazer hoje e o que fazer amanhã. Misturado com boas risadas”, contou em entrevista a O Estado.
Esta será a primeira passagem do ator e do espetáculo na capital maranhense. Aos fãs, ele promete um encontro inesquecível. “O encontro com os fãs é sempre uma experiência única. Cada região com suas peculiaridades, cada povo com seu jeito. Tenho certeza de que a galera do Maranhão vai ser inesquecível pra mim”, disse.
Polêmico
No entanto, Felipe Neto não esconde de ninguém suas preferências. Fã absoluto de um bom rock’n’roll, ele causou a maior polêmica no final do ano passado ao questionar, em uma rede social, a juventude que conhecia todas as músicas do cantor Wesley Safadão. “Eu respeito muito a pessoa Wesley. Trocamos mensagens e deixei isso claro a ele. É um rapaz batalhador, trabalhador, dedicado, que merece muitas conquistas na vida”, disse. Contudo, o carioca afirma não conseguir se afeiçoar pelo ritmo que é abraçado com vigor pelos nordestinos. “Eu não consigo. Eu juro que tentei, mas não consigo. É muito camarote e bebida pra minha cabeça”, satirizou em referência ao hit “Camarote”, um dos maiores sucessos de Safadão.
Apesar de se apresentar na Jamaica Brasileira, o berço do reggae roots no país, Felipe Neto promete não fazer cerimônias quanto a mais este ritmo que não está entre os seus favoritos. “Reggae também é um estilo pelo qual eu guardo poucas coisas positivas pra dizer [risos]. Acho que estou ficando velho mesmo”, brincou.
Mesmo sendo reconhecido como uma figura polêmica, ele faz questão de ressaltar que há uma diferença gigantesca entre o personagem da internet e o da vida real. “Quem me conhece pessoalmente sabe que há um abismo entre quem eu sou na vida real e quem eu sou quando interpreto o personagem de óculos escuros. Tudo que eu falei no ‘Não Faz Sentido’ [o canal do YouTube] até hoje veio do que realmente acredito, mas de uma forma interpretada”, salientou. “Não sou raivoso assim na vida real, só quando colocam sertanejo na balada”, garantiu.
Youtuber
Em suas redes sociais, Felipe Neto movimenta pouco mais de oito milhões de seguidores. É um número relevante para quem começou a carreira na internet. No YouTube, seu canal tem quase cinco milhões de inscritos e está ativo desde 2010. Graças à web, ele já lançou um livro, teve um programa no canal Multishow e está circulando pelo país com sua peça. Contudo, ele brinca ao afirmar que ainda pretende conquistar “a Ásia e mais 12 territórios de sua escolha e o cinema”. Enveredar-se pela Sétima Arte, aliás, está nos planos do carioca, mas ele limita-se a não dar muitas pistas do que pode vir pela frente. “Tudo é possível”, frisou.
Na época em que criou o canal “Não Faz Sentido”, criticar a postura das celebridades, do comportamento humano ou dos fãs histéricos era algo comum. Hoje, assumir essa posição crítica pode ser vista com outros olhos. Ainda assim, Felipe Neto afirma que esse “novo posicionamento” da sociedade brasileira é algo “de momento”. “Nos últimos seis anos já observei vários momentos diferentes em termos de conteúdo e o que as pessoas aceitam ou não. Eu continuo fazendo o meu, sem me importar com isso”, declarou.
Felipe Neto é um dos primeiros youtubers brasileiros. No entanto, ele não se considera a “velha guarda” esse seleto grupo de subcelebridades da internet. Velha guarda é o sambista de 87 anos que não pode mais cantar. Não, eu estou apenas começando. O youtube é cíclico. Quem está em cima, cai, quem está embaixo, sobe. É tudo uma questão de momento. A Kéfera [Buchamann] começou quase na mesma época que eu, mas só foi explodir de verdade cinco anos depois. Isso é a prova de que, quando a coisa é feita com paixão, o número é só consequência, comentou.
Uma prova da sua interação com as estrelas da internet é a nova parceria com Whindersson Nunes, uma das figuras mais carismáticas do YouTube. A primeira participação do piauiense no canal de Felipe Neto já foi disponibilizada e está próxima de um milhão de visualizações. “Gravamos quatro vídeos que vamos soltar com o tempo. O Whindersson é um amigo e um cara muito criativo, então a gravação fluiu com muitas risadas”, contou.
Empresário
Muitos fãs questionam o fato dele estar dando maior dedicação ao teatro e postando vídeos sobre sua agenda. Alguns preferem os antigos conteúdos do canal. No entanto, Neto é enfático ao afirmar que tem entre um dos seus planos mudar o conteúdo que veicula na internet. “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas - Eu sigo muito essa frase do Steve Jobs. Meu canal já passou por várias mudanças e está prestes a passar por mais uma. Vem conteúdo novo por aí. É nisso que eu foco: inovar, criar, mudar”, esclareceu.
Felipe Neto é o fundador da Paramaker, empresa de maior network brasileira dentro do YouTube, que é dona de canais como Parafernalha, IGN Brasil Network, e ajuda também a profissionalizar o mercado de vídeos no Brasil, gerenciando cinco mil canais que estão presentes em sua network. Ele vendeu o controle da empresa para a francesa Webdia e atualmente se dedica a fazer aquilo que gosta sem depender de questões financeiras.
“Eu pertenço ao palco, é onde eu sou verdadeiramente feliz e foi onde eu cresci. Antes não podia fazer, porque precisava me estabilizar financeiramente e não tinha tempo. No momento em que vendi 51% das minhas ações no grupo Paramaker, decidi realizar esse sonho. Agora eu posso fazer todos os projetos que amo, sem me preocupar com a questão financeira”, concluiu.

Serviço
O quê: Felipe Neto em “Minha Vida Não Faz Sentido”
Quando: hoje, às 20h
Onde: Auditório Paulo Freire (UFMA)
Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)
Pontos de venda: lojas Chilli Beans e pelo site ingressorapido.com.br
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 110 minutos
Realização: Moraes Jr Produções


*Matéria publicada no jornal O Estado do Maranhão

0 comentários:

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.