O que é SOAKING?

Posted by Italo Stauffenberg Marcadores: , , , , , , , , , , , , ,


Adoração é estilo de vida. Eu já ouvi essa declaração diversas e inúmeras vezes. Na igreja eu ouvi isso toda minha vida. Ouvi que adoração não é apenas uma canção ou um sentimento de um momento. Mas demorou alguns anos até eu entender o que realmente é esse estilo de vida. Não que eu não entendesse adoração, mas eu não conhecia as formas que minha vida poderia ser nesse aspecto de louvores e rendição.

Eu cresci em lar cristão, e sempre congreguei e servi na igreja local. Fui em muitos cultos, retiros, acampamentos e conferências. Tive várias experiências profundas na Presença de Deus. Algumas das quais despertaram um grande interesse, uma sede por algo inexplicável até o momento. Foram momentos de total solitude, paz e descanso no espírito que me enchiam desse anseio por mais. Me lembro de estar no meu quarto ao som de Ludmila Ferber, era um dos álbuns de música espontânea, e eu me encharcava no Espírito. Era uma adoração nova e diferente para mim. Nos espontâneos de Diante do Trono eu sentia esse rio fluindo em mim. Pouco sabia eu que essa prática de adoração existia entre os Levitas e em várias partes do mundo atualmente conhecida como Soaking (em Português encharcar, como uma esponja).

Nic Billman prefere o termo Marinar, do origem do termo Bíblico. Nas Escrituras se trata de uma prática dos Levitas quando limpavam o templo, se encharcavam da presença. Era comum entre eles gastarem esse tempo meditando na Palavra e na Presença de Deus.

Em pesquisa na internet sobre o assunto, encontrei essa história que ilustra perfeitamente. A autora do texto conta sobre os seus pais. Ela diz que eles tinham se casado recentemente e que as condições financeiras estavam bem limitadas. Ainda assim resolveram investir e gastar um pouco mais para fazer um churrasco só os dois. Compraram então um pedaço de carne, o que não era muito barato e colocaram para marinar em uma vasilha com temperos e sal. Como os dois trabalhavam em tempo integral, acabaram não conseguindo preparar naquela noite o churrasco. Eles acabaram tendo outras programações e por alguns dias aquela carne ficou imersa no sal e nos temperos. Após esse vários dias que eles não conseguiram ter o churrasco, eles finalmente conseguiram fazê-lo em um jantar. Eles decidiram que não podiam simplesmente jogar aquela carne fora e comprar outra por causa do preço e das condições financeiras. E afinal a carne parecia boa e o tempero a tinha conservado, estava imersa durante todos os esses dias. O marido preparou a churrasqueira e colocou para assar.

Após vários minutos ele percebeu que a carne não assava. Isso o intrigava. Ele insistiu e por um longo período de horas no fogo nada parecia acontecer. A carne se tornou impenetrável, como que em conserva. Isso acontece com vegetais que ficam em conserva, entre eles o picles é o mais comum, origem da expressão em Inglês ‘pickled’. A carne durante esse tempo nos sais e nos temperos fechou seus poros, e o calor não permitia que ela pudesse ser alcançada de alguma forma pelo calor e as chamas.

Assim, somos nós. Precisamos nos imergir, como no termo Grego na Bíblia ‘batismo’, totalmente encharcado da Presença, tão saturado do óleo do Espírito que as chamas do inferno, do sistema maligno não podem mais nos afetar. É nesse tempo com Deus, somente você e Deus, que você é fortalecido no Senhor, e se torna vencedor e cheio Dele. Entre tantas coisa é ouvir a voz Dele, Soaking é ser cheio, encharcado e transbordante do Espírito de Deus.

Se você deseja experimentar isso, os passos são bem simples.

1. Encontre um local quieto, e silencioso para descansar e repousar na presença. Sinta-se confortável, deitar pode ser uma boa forma.
2. Coloque uma música calma de Soaking ou adoração espontânea. Você pode adquirir um dos nossos CDs de Soaking no iTunes, ou na nossa loja online. Escreva para contato@shoresofgrace.com e peça pelo Álbum Immersed. Existem muitos outros, essa é apenas uma recomendação.
3. Aquiete seu espírito, fixe seus olhos em Jesus, sem distrações, permita Ele ministrar ao seu coração e espírito. Sofonias 3.17 diz que Ele canta sobre nós com júbilo, alegria e amor.
4. Ouça a voz Dele e permita que a Palavra se torne vida em você.
5. Gaste o tempo que for preciso se enchendo Dele. Evite orar, muitas vezes oramos tanto, ou melhor, falamos tanto que não conseguimos ouvir a suave voz do Pai. Ouça e anote, registre isso no seu diário ou caderno. Faça isso sempre!

Deus abençoe. Em Jesus,

Jonathan Costa, do site SHORES OF GRACE

0 comentários:

 

2011 por Natalia Araújo 2013 por Allan Penteado. Exclusivamente para o blog Manuscrito. Cópia parcial ou integral é totalmente proibida.